Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 15310
Nº de chamada: 311.3(81)-R343p
Complemento 1: OR
ISBN: Obra rara
Tipo de material: livro
Autor: Rego, Oziel Bordeaux
Título: Parecer sobre as modificações a fazer no plano dos serviços e no quadro do pessoal da Directoria Geral de Estatistica / Oziel Bordeaux Rego. -
Local: Rio de Janeiro
Editor: Typ. da Directoria Geral de Estatística
Ano: 1921.
Descrição física: 198p.
Notas:
GE000039043
Apresentado em setembro de 1910, ao Director Geral, Dr. Francisco Bernardino Rodrigues Silva, em cumprimento de ordem sua, pelo chefe de 4. Secção, Oziel Bordeuaux Rego.
Inclui bibliografia.
Ibegeana Digital-DVD-registro:29
Resumo: Os estudos da história da estatística brasileira encontram neste livro um subsídio de enorme valor. Nele o autor, um dos mais importantes nomes da estatística brasileira, responsável pela organização da primeira estatística geral de instrução pública entre nós, propõe uma ampla e profunda reforma do serviço geral de estatísticas, verdadeiro embrião do que seria mais adiante o sistema estatístico nacional. Trata-se de documento de raro valor histórico, que delinea alguns traços que fixaram, a partir da criação do IBGE, o essencial da organização e da recionalidade do aparelho estatístico brasileiro.


Assuntos:
Brasil. Directoria Geral de Estatística; Organização

Entidade Secundária: Brasil. Directoria Geral de Estatistica

Download(s):

liv15310.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística