Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

Histórico

A Biblioteca Central do IBGE tem sua origem com a publicação da Resolução nº 84, de 18 de julho de 1938, da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Estatística, que orienta providências para ampliação da biblioteca existente de modo que não só as obras clássicas, mas ainda, publicações técnicas estivessem disponíveis a vários ou a todos os serviços coordenados pela instituição. Nesse sentido, a Presidência do IBGE ficava autorizada a solicitar aos Ministérios a cessão das publicações encaminhadas às respectivas bibliotecas gerais ou pertencentes a serviços de estatística que pudessem ser úteis à Biblioteca Central do IBGE.

Com o desenvolvimento cada vez maior da biblioteca, sobretudo depois da incorporação da “Seção Mortara”1, é criada a Biblioteca Central do IBGE, como setor de serviço subordinada a Secretaria-Geral do IBGE, através da Resolução nº 78, de 01 de setembro de 1939. A Resolução nº 28, de 19 de julho de 1938, da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Geografia instala o Departamento Central de Coordenação Geográfica, onde estaria subordinada a Divisão de Documentação e Informações, da qual fazia parte o Serviço de Biblioteca.

Essas bibliotecas, ao longo dos anos, tiveram sua posição dentro da estrutura do IBGE alterada inúmeras vezes.

A biblioteca do Centro de Documentação e Disseminação de Informações – CDDI que conhecemos hoje foi criada em 1975 como Biblioteca Central – BICEN unindo o acervo das bibliotecas Waldemar Lopes, nome da biblioteca do Instituto Brasileiro de Estatística – IBE e da Biblioteca de Geografia do Instituto Brasileiro de Geografia – IBG.

1. Coleção constituída pelo acervo particular de Giorgio Mortara, assessor técnico do Conselho Nacional de Estatística e consultor técnico da Comissão Censitária Nacional.

Acervos


Instrumentos de Coleta

O acervo “Instrumentos de coleta” reúne materiais destinados tanto à coleta de informações, como materiais de apoio à coleta de dados nas pesquisas realizadas pelo IBGE.

Os instrumentos de coleta são constituídos por questionários, cadernetas, cadernos de exercícios e manuais.

Fotográfico

Compõem o acervo fotográfico do IBGE os registros produzidos ao longo de sua história, desde sua criação até os dias atuais.

Ele está dividido em seis coleções, são elas: Trabalhos Geográficos de Campo, Tipos e Aspectos do Brasil, Municípios Brasileiros, Eventos Institucionais, Prêmio Fotográfico Censo Agro 2017 e Prêmio Fotográfico Censo Demográfico 2022.

A coleção Trabalhos Geográficos de Campo e Tipos e Aspectos do Brasil é formada por fotografias das décadas de 1950 e 1960 produzidas durante as expedições realizadas pelo IBGE.

A coleção Municípios Brasileiros é composta por fotografias dos municípios de diversas origens.

A coleção Eventos Institucionais é formada por fotografias dos eventos promovidos pelo IBGE, dos eventos nos quais o IBGE participou e de servidores que colaboraram com a instituição ao longo dos anos.

A coleção “Prêmio Fotográfico Censo Agro 2017” é composta por fotografias que retratam o Brasil, tiradas pelos recenseadores em situações relacionadas ao trabalho de coleta do Censo Agro 2017. As fotografias se dividem nas categorias: atividades agropecuárias, cenários rurais e cenários urbanos. Estão disponíveis para consulta apenas em: https://consultabiblioteca.ibge.gov.br/biblioteca/index.php

A coleção “Prêmio Fotográfico Censo Demográfico 2022” é formada por fotografias tiradas pelos recenseadores em situações relacionadas ao trabalho de coleta do Censo 2022, com o objetivo de retratar o Brasil. São divididas nas categorias: paisagens urbanas, paisagens rurais e habitações. Estão disponíveis para consulta apenas em: https://consultabiblioteca.ibge.gov.br/biblioteca/index.php

Livros e periódicos

Esse acervo é composto tanto por obras editadas pelo IBGE, como por obras de outros editores. Ele abrange as áreas de estatística e geografia, mas também podemos encontrar obras de assuntos correlatos a essas áreas.

Dentre as coleções que compõem os acervos, cabe destacar a Coleção Ibgeana, que registra a evolução das pesquisas e estudos desenvolvidos pelo IBGE desde a sua criação, a Coleção de Obras Raras, que reúne documentos de expressivo valor histórico nas áreas de estatística, geografia, com destaque para os Recenseamentos de 1870, 1872 e 1890. Além do acervo particular de Mortara e de Isaak Kerstenetzky, que presidiu o IBGE de 1970 a 1979.

Mapas

O acervo de mapas é composto pelas folhas topográficas editadas pelo IBGE, Diretoria de Serviço Geográfico do Exército – DSG, Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE e Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo – IGC e por mapas político-administrativos, físicos e temáticos editados pelo Conselho Nacional de Geografia – CNG, IBGE e por outras instituições/editoras.



Coleção constituída pelo acervo particular de Giorgio Mortara, assessor técnico do Conselho Nacional de Estatística e consultor técnico da Comissão Censitária Nacional.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística