Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

 

 

Empréstimo domiciliar

Usuário interno: empréstimo pelo período de 30 dias, podendo ser renovado, desde que o documento não esteja reservado para outro usuário.

Usuário externo: somente através de empréstimo entre bibliotecas. Empréstimo pelo prazo de 15 dias, mediante apresentação de ofício com as identificações do documento solicitado (nº de chamada, autor, título etc.), emitido pela Biblioteca da Instituição à qual o usuário está vinculado.

Empréstimo entre bibliotecas

Usuário interno: possibilitamos o acesso aos acervos de diversas instituições como PUC, FGV, UFRJ, UERJ, UFF etc. Acesse a área de links, procure pela obra que deseja numa dessas instituições e nos contate para realizarmos o empréstimo.

Bibliotecas externas: envie um ofício com as identificações do documento solicitado (nº de chamada, autor, título etc.). A mesma ficará reservada pelo prazo de dois dias. As publicações são emprestadas por 15 dias.

OBS.: Para os usuários externos é permitido apenas o empréstimo de livros.

Reprodução dos acervos

Acervo fotográfico

Enviar solicitação para a utilização / reprodução das imagens através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A utilização das imagens é de uso gratuito sendo obrigatória a citação da fonte.

Acervo de livros e periódicos

Dados selecionados de publicações do IBGE, apresentados em textos, bases de dados, tabelas, gráficos, mapas e imagens, que tenham como fonte exclusiva o IBGE, podem ser utilizados por terceiros em publicações, devendo ser citado como fonte o IBGE.

Quando for elaborada uma tabela, um gráfico ou um mapa contendo informações resultantes de uma transformação de dados obtidos no IBGE, caberá identificar o(s) responsável(eis) pela operação, com os respectivos níveis hierárquicos, se houver, em uma nota.

Envio de fotografias

A fotografia deve ser representativa da cidade, retratando:
- Ruas
- Praças
- Monumentos
- Paisagens etc.

Informar:
- Nome da cidade
- Nome do local retratado
- Data.

Não devem conter pessoas.
O autor deve ser o remetente da imagem.
Quanto às especificações técnicas, os arquivos devem ser em formato imagem (JPEG/JPG, TIFF, etc.) e estar na resolução de 300 dpi’s.

É imprescindível o preenchimento do “Termo de cessão de direitos sobre fotografia para a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, bem como do formulário informando os dados da fotografia.

Enviar fotografias através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obs.: As fotografias enviadas serão analisadas pelos técnicos da Gerência de Biblioteca e Acervos Especiais (GEBIS) podendo ser incluídas ou não no acervo.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística