Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 102021
Nº de chamada: 64.03:001.8-E93
Complemento 1: n. 51
ISBN: 9788524045776
Tipo de material: livro
Título: Evolução dos indicadores não monetários de pobreza e qualidade de vida no Brasil com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2023
Descrição física: 16, 44 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
As edições da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2008-2009 e 2017-2018, realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, retratam e possibilitam a análise da qualidade de vida no Brasil a partir dos orçamentos domésticos e demais indicadores investigados. Além do orçamento, são investigadas as características dos domicílios e das famílias, as avaliações subjetivas a partir do questionário POF 6, as restrições à saúde, o tempo de deslocamento, o acesso aos serviços de utilidade pública, alimentação e outros elementos da qualidade de vida.
No presente estudo, também de natureza experimental, tais informações foram utilizadas para mensurar a pobreza e a vulnerabilidade no Brasil em uma abordagem multidimensional e não monetária integrada: a da qualidade de vida, já empregada pelo IBGE. Para tanto foram seguidos dois passos ou etapas. O primeiro deles é a identificação daqueles com algum grau de pobreza ou vulnerabilidade multidimensional, o que é feito com base em funções de identificação ou ligação que indiquem perdas elevadas na qualidade de vida. O segundo passo é o cálculo dos diferentes graus de pobreza e de vulnerabilidade existentes na população e sua agregação em medidas ou índices capazes de expressar as desigualdades na qualidade de vida3.
Nesta divulgação são apresentados três índices: o índice de pobreza multidimensional não monetário (IPM-NM), o índice de vulnerabilidade multidimensional não monetário (IVM-NM) e o índice de pobreza multidimensional com componente relativo (IPM-CR).
O IVM-NM, IPM-NM e IPM-CR são calculados com base nas POFs 2008-2009 e 2017-2018, para o Brasil e para diferentes parcelas da população, definidas por aspectos sociais e econômicos como, por exemplo, áreas rurais e urbanas, sexo da pessoa de referência ou décimos de renda.
Também são apresentadas as importâncias das seis dimensões nas determinações do IVM-NM, IPM-NM e IPM-CR. Os resultados identificam uma forte semelhança entre as contribuições das dimensões dos três índices. O que significa que, além de identificar, basicamente, os mesmos grupos como aqueles que mais sofrem com a pobreza e com a perda de qualidade de vida, os três índices sugerem, como os dados mostram, estratégias e prioridades semelhantes no combate à pobreza e à vulnerabilidade. Além disso, no período 2017-2018, a importância de cada dimensão estão mais próximas e indicam o caráter multidimensional do combate à pobreza e da vulnerabilidade na medida em que nenhuma dimensão domina as demais.
Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade.
Por decisão editorial, a publicação é divulgada em duas partes. A primeira parte corresponde a um informativo que apresenta novos indicadores da pesquisa, de natureza experimental, com comentários analíticos ilustrados com tabelas e gráficos sobre os principais resultados do estudo, e é disponibilizada tanto em meio impresso como em meio digital (formato pdf) no portal do IBGE na Internet. A segunda parte, objeto deste documento, traz considerações de natureza metodológica sobre o estudo e é veiculada apenas em meio digital (formato pdf) no portal.


Assuntos:
Brasil; Indicadores sociais; Índice de desempenho socioeconômico; Índice de perda de qualidade de vida; Índice de pobreza multidimensional com componente relativo; Índice de pobreza multidimensional não monetário; Índice de vulnerabilidade multidimensional não monetário; Orçamento familiar; Pobreza; Populações vulneráveis; Qualidade de vida

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 1516-3296; Investigações Experimentais. Estatísticas Experimentais


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística