Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101802
Nº de chamada: 528.9:007.3-P439p
Complemento 1: 2.0
ISBN: 9786587201634
Tipo de material: livro
Título: Perfil de metadados geoespaciais do Brasil : perfil MGB 2.0 / IBGE, Diretoria de Geociências, Exército Brasileiro, Diretoria de Serviço Geográfico
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2021
Descrição física: 106 p. : il.
Notas: Disponível somente em meio digital.
Indicação de conteúdo: O Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil - Perfil MGB visa estabelecer uma estrutura comum para a descrição da geoinformação produzida no País, mediante um vocabulário padronizado segundo as normas internacionais sobre o tema, mas adaptado para a realidade nacional, a partir das experiências alcançadas em mais de 10 anos de existência da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE. Com o lançamento desta publicação, apresenta-se o Perfil MGB 2.0, em substituição à versão divulgada em 2009, como fruto de um esforço conjunto entre o IBGE e a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro - DSG. Esta nova versão teve como principal objetivo a sua compatibilização com a norma internacional de referência mais recente, a ISO 19115-1:2014, da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization - ISO), decorrente da atualização da norma ISO 19115:2003 na qual se baseou o Perfil MGB 2009. Para tal, foram observados dois princípios norteadores: aderência total à norma atual, e aproveitamento do modelo do Perfil MGB 2009 como base para a seleção de pacotes, classes e elementos para o Perfil MGB 2.0, evitando-se, na medida do possível, a inclusão de novos elementos em relação à versão anterior, mas sem deixar de contemplar um conjunto suficiente de elementos capazes de descrever os dados geoespaciais e os recursos de geoinformação, em geral, produzidos no Brasil. A publicação está estruturada em quatro capítulos. O primeiro capítulo reúne conhecimentos básicos para o entendimento do documento, incluindo termos e definições, noções de Unified Modeling Language - UML, e questões sobre a obrigatoriedade de alguns elementos de metadados. O segundo capítulo traz a estrutura para descrição dos elementos de metadados usando diagramas UML, uma abordagem proposta pela norma-base. O terceiro capítulo apresenta o dicionário de dados que complementa os diagramas UML descritos no segundo capítulo. O quarto capítulo, por fim, descreve as listas controladas deste Perfil que complementam os diagramas UML tratados no segundo capítulo, bem como o dicionário de dados contemplado no terceiro capítulo. Informações complementares, ao final da publicação, discorrem sobre os critérios que devem ser adotados para que um metadado elaborado com base neste Perfil seja considerado em conformidade com as normas de referência, oferecem esclarecimentos adicionais sobre o processo de atualização do Perfil para a nova base normativa, e fornecem alguns exemplos que ilustram a utilização do Perfil MGB 2.0 para descrição dos metadados de produtos já consolidados. Espera-se que esta publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, contribua para que os produtores de geoinformação no Brasil possam dispor de um documento de referência condizente com o atual estado da arte na padronização de metadados geoespaciais.


Assuntos:
Cartografia; Metadados; Processamento de dados; Serviços de informação; Sistemas de recuperação da informação

Entidade Secundária: Brasil. Exército. Diretoria de Serviço Geográfico; IBGE. Diretoria de Geociências
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101802.pdf

© 2021 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística