Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101773
Nº de chamada: 338.121:63(81)(084.42)-A881
Complemento 1: R
Complemento 2: 2. ed. 2020
ISBN: 9786587201375
Tipo de material: livro
Título: Atlas do espaço rural brasileiro / IBGE, Coordenação de Geografia
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2020
Descrição física: 321 p. : mapas
Notas: Disponível somente em meio digital.
Inclui glossário.
Indicação de conteúdo: O Atlas do espaço rural brasileiro incorpora resultados do Censo Agropecuário 2017 e de outras pesquisas realizadas pelo IBGE, como Regiões de Influência das Cidades - Regic, Pesquisa da Pecuária Municipal - PPM e Produção Agrícola Municipal - PAM, às quais foram agregados dados provenientes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra e da Fundação Nacional do Índio - Funai, entre outras instituições. Embora sem a pretensão de abarcar todos os aspectos e questões envolvidos na complexa realidade rural brasileira, a utilização de um amplo espectro de variáveis oriundas dessas variadas fontes de informação possibilitou captar o movimento histórico e contextualizar o agrário no Brasil contemporâneo, aprofundando, desse modo, o conhecimento da interrelação entre as atividades agropecuárias e os demais setores econômicos, aí incluída a intermediação das cidades.
Cada capítulo da publicação apresenta um texto introdutório e é acompanhado de pranchas que reúnem mapas, gráficos, tabelas, fotos e comentários analíticos, o que possibilita uma compreensão multifacetada dos fenômenos tratados. Para tal, são abordadas, entre outros aspectos, as características do produtor e do estabelecimento agropecuário; as formas de apropriação e uso da terra; as relações mantidas pelos produtores com instituições diversas para acesso à assistência técnica, a financiamentos e a políticas públicas; as práticas agrícolas; e as formas de tecnologia adotadas em um contexto no qual convivem intensas desigualdades regionais e culturais.
Aliando tradição e inovação, esta segunda edição do Atlas coincide com a comemoração dos 100 anos do Censo Agropecuário, realizado pela primeira vez em setembro de 1920, sob responsabilidade da Directoria Geral de Estatística - DGE, órgão do então Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, e está disponibilizada também na Plataforma Geográfica Interativa - PGI, no portal do IBGE na Internet. Nessa plataforma, é possível efetuar o cruzamento de dados, segundo perspectivas de interesse, criar outros mapas a partir das camadas disponíveis, além de baixar tabelas e projetos criados em diversos formatos, entre outros recursos informacionais.


Assuntos:
Brasil; Desenvolvimento rural; Economia agrícola; Geografia agrícola; Geografia rural; Mapas; Recursos hídricos

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Geografia
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2021 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística