Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101120
Nº de chamada: 323.15(81)-S243n
Complemento 1: TESE
Tipo de material: tese
Autor: Saraiva, Adriana Gonçalves
Título: Notícias sobre minorias do censo 2010 : comunicação de estatísticas públicas para o fortalecimento da cidadania
Local: Rio de Janeiro
Editor: A. G. Saraiva
Ano: 2015
Descrição física: 131p.
Notas:
Orientadora: Raquel Paiva.
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação.
Bibliografia: p.114-117.
Resumo: Partindo da constatação de que as Estatísticas públicas comprovam que a desigualdade atinge, de modo mais acentuado, as minorias sociais, este trabalho tem como objetivo verificar se a divulgação do Censo 2010, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), contribuiu para o fortalecimento da Cidadania das Minorias brasileiras. Para isso – utilizando as perspectivas teóricas marxista (Gramsci) e comunitarista (Paiva, Peruzzo) –, propomos uma análise de conteúdo dos releases e das notícias sobre o Censo, veiculadas pelo Portal G1, além de análise documental das diretrizes, políticas e planos de comunicação do IBGE. Como resultado, destacamos que, ao privilegiar aspectos demográficos, a mídia não aprofunda o debate sobre desigualdade econômica, vulnerabilidade social e subordinação político-cultural que envolve as Minorias, revelando a necessidade de um novo modelo de divulgação de Estatísticas públicas.
Disponível somente em meio digital.


Assuntos:
Brasil; Censo demográfico, 2010; Censo, 2010; Cidadania; Comunicação de massa; Condições econômicas; Condições sociais; Estatística; Mídia alternativa; Minorias; Teses

Autor Secundária: Paiva, Raquel, 1960-
Entidade Secundária: IBGE; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101120.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página