ID: 102134
Nº de chamada: 311.213.1:314(81)2022-C396
Tipo de material: livro
Título: Censo Demográfico 2022 : favelas e comunidades urbanas : resultados do universo / IBGE
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2024
Descrição física: 168 p.
Notas: Disponível somente em meio digital.
Indicação de conteúdo: Apresenta, nesta publicação, os resultados referentes às Favelas e Comunidades Urbanas, cuja primeira investigação, originalmente sob o termo Favelas, remonta à operação censitária realizada em 1950. Na presente abordagem, com dados extraídos do Questionário Básico, que engloba o universo da pesquisa, são focalizadas algumas características da população residente e dos domicílios situados nesses territórios, considerando-se para tal os níveis Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Concentrações Urbanas, Municípios, e Favelas e Comunidades Urbanas.
No que respeita à população residente, as informações abarcam características como sexo, grupos de idade e cor ou raça, além de indicadores derivados, como taxa de envelhecimento, idade mediana e razão de sexo, os quais ensejam comparações entre a população residente total e a residente nas Favelas e Comunidades Urbanas. Em relação aos domicílios, as informações se referem, em especial, aos domicílios particulares permanentes ocupados nesses territórios e visam delinear as suas condições de acesso a serviços públicos básicos, tais como: existência de ligação à rede geral de distribuição de água, de canalização de água e principal forma de abastecimento utilizada; existência de banheiro ou sanitário; número de banheiros de uso exclusivo do domicílio; tipo de esgotamento sanitário; e destino do lixo.
Complementarmente a essas duas dimensões de análise, a publicação oferece um amplo panorama das características e dos padrões de distribuição espacial das Favelas e Comunidades Urbanas no Brasil e aborda, entre outras estatísticas, o número de estabelecimentos (religiosos, agropecuários, de ensino, de saúde, entre outras finalidades) e de edificações em construção ou em reforma nas Favelas e Comunidades Urbanas, com destaque para a razão entre o número de pessoas residentes nesses territórios e o número de estabelecimentos religiosos e de saúde neles existentes. Um enfoque adicional sobre a população indígena residente em Favelas e Comunidades Urbanas também está contemplado na publicação, estendendo-se tal investigação à Amazônia Legal.
Em virtude do prazo disponível para o cumprimento do cronograma editorial, os originais desta publicação não foram submetidos aos protocolos completos de normalização e editoração, sendo o seu conteúdo finalizado pela Unidade Responsável.
Assuntos: Brasil; Censo demográfico, 2022; Censo, 2022; Comunidade urbana; Domicílios; Favelas; População
Entidade Secundária: IBGE
Série Secundária: Coleção Ibgeana