Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45154
Código de Localidade: 2604106
Município: Caruaru
Tipo de material: fotografia
Título: Radio Difusora de Caruaru : Caruaru, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em uma manhã do dia 06/09/1951, às 11h 30min, o Bispo Diocesano Dom Paulo Hipólito de Souza Libório abençoou as instalações da ZYK 22 - Rádio Difusora de Caruaru, que tinha o slogan "Pernambuco falando para o Nordeste".
A primeira rádio de Caruaru iniciou uma vasta e bem elaborada programação, com a apresentação do Hino Nacional, que ecoou pelos ares caruaruenses exatamente ao meio dia, executado pela Orquestra da Rádio Jornal do Commercio.
A programação festiva continuou com uma seleção musical até às 20 horas, quando foram iniciados os discursos das autoridades para em seguida, acontecer um animado programa de auditório, com uma seleta plateia, que estava vestida a caráter: smoking para os homens e vestido longo para as damas. Após o programa, realizou-se no Clube Intermunicipal um baile encerrando as comemorações.
Desta data em diante, a Rádio Difusora de Caruaru passou a fazer parte da rotina diária dos caruaruenses.
Na década de 1990, a empresa Jornal do Commercio promoveu profundas modificações estruturais nas suas emissoras. A Rádio Difusora de Caruaru passou a se chamar Rádio Jornal do Commercio e mudou de endereço. Atualmente está com os estúdios em instalações modernas, na BR 104, próximo ao Terminal Rodoviário. O histórico prédio da Avenida Agamenon Magalhães foi desativado e colocado à venda. A sociedade caruaruense se mobilizou para salvar o imóvel considerado patrimônio histórico sentimental da cidade. O prédio foi comprado e restaurado, transformando-se em um espaço cultural que faz parte do Shopping Center e Empresarial Difusora.
Disponível em: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=R%C3%A1dio+Difusora+de+Caruaru,+Pernambuco


Assuntos:
Caruaru (PE); Pernambuco; Rádios (Edifícios)

Título Secundárias: Rádio Jornal do Commercio; Shopping Center e Empresarial Difusora; ZYK 22


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística