ID: 49491
Código de Localidade: 4118204
Município: Paranaguá
Tipo de material: fotografia
Título: Porto de Paranaguá : Paranaguá, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Porto de Paranaguá, considerado o maior Porto graneleiro da América Latina, começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de empresas particulares.
Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio Almirante Saldanha. O Porto é batizado de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil.
No contexto histórico do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do Paraná, e desde a segunda metade do século XVI, o Porto sempre foi o principal exportador da região que mais produz produtos agrícolas do Brasil.
Em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro.
Em 11 de julho de 1947, foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração do Porto de Paranaguá (APP).
Em 10 de novembro de 1971, a administração dos dois portos paranaenses foi unificada pela lei 6249, criando a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).
Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores infra-estruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.
Disponível em: http://www.portosdoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=26. Acesso em: fev. 2017.
Fotografia cedida pela Prefeitura Municipal de Paranaguá.
Assuntos: Paraná (PR); Paranaguá (PR); Portos
Título Secundárias: Porto D. Pedro II; Porto Dom Pedro II; Porto Dom Pedro Segundo