Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 54
ISSN: 01043412
Título: Pesquisa anual da indústria da construção
Título Abreviado: PAIC
Local: Rio de Janeiro
Editor Produtor: IBGE, Departamento de Indústria
Ano: 1990-
Peridiocidade: Anual
Situação: Corrente
Notas: Errata do v.2, n.2, 1993: onde se lê v.2, n.2, leia-se v.3; onde se lê
Departamento de Comércio e Serviços, leia-se Departamento de
Indústria.
Informações complementares e tabelas de resultados acesse:
https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/paic/2015/default.shtm
Dados também disponíveis em:
http://www.sidra.ibge.gov.br

Por decisão editorial, a partir de 2018 a publicação passou a ser divulgada em duas partes A primeira parte corresponde a um informativo contendo comentários analíticos ilustrados com tabelas e gráficos que destacam os principais resultados do estudo/pesquisa, e é disponibilizada tanto em meio impresso como em meio digital (formato pdf) no portal do IBGE na Internet. A segunda parte, constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresenta considerações de natureza metodológica sobre o estudo/pesquisa, sendo veiculada apenas em meio digital (formato pdf) no portal.

A Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da construção no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas, valor das obras e/ou serviços especializados e valor adicionado. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem este segmento e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.
O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados da PAIC relativos a 2016 e apresenta, pela primeira vez, um ranking dos produtos investigados em relação ao valor das incorporações, obras e ou serviços da construção das empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas, cujos resultados foram confrontados com aqueles observados em 2007 para ilustrar as modificações ocorridas no período. Efetua, ainda, uma análise sobre a estrutura da receita e dos custos e despesas, considerando o total da indústria da construção, e, por último, discorre sobre a estrutura regional deste segmento, tendo como referência as empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas nos dois anos considerados.
Os informativos da PAIC também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.
As estatísticas divulgadas no portal para o período de 2002 a 2007, cabe destacar, estão organizadas segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0, e, a partir de 2007, na versão da CNAE 2.0, iniciando, assim, uma nova série da PAIC.
O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Entidade: IBGE. Departamento de Indústria
Assuntos:
Indústria da construção; Indústrias


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística