Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 3104
ISSN: 01043145
Título: Censo demográfico 2022 : quilombolas : primeiros resultados do universo : segunda apuração
Título Abreviado: CD
Local: Rio de Janeiro
Editor Produtor: IBGE
Ano: 2023
Peridiocidade: Decenal
Situação: Corrente
Notas:
Os dados dos censos de 1940-1970 foram divulgados sob o título: Censo demográfico. A partir de 1980, o Censo demográfico passou a ser subdividido por temas específicos.

Em virtude da exiguidade do prazo disponível para o cumprimento do cronograma necessário à sua produção editorial, os originais referentes à presente publicação não foram submetidos aos protocolos formais de normalização e editoração, sendo esse conteúdo informacional disponibilizado apenas na Internet para atender, de forma mais tempestiva, às demandas dos variados segmentos da sociedade.

Apoio: Fundo de População das Nações Unidas (United Nations Population Fund - UNFPA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, Fundação Cultural Palmares - FCP e Ministério da Igualdade Racial.

Indicação de conteúdo: Nesta edição da pesquisa, realizada em 2022, o IBGE investigou, pela primeira vez em um levantamento censitário, a população quilombola e suas características demográficas, geográficas e socioeconômicas. Para esse fim, estabeleceu parcerias com diversos órgãos e entidades, contou com o apoio fundamental das lideranças comunitárias desse grupo étnico, e beneficiou-se do acompanhamento permanente da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - CONAQ, garantindo o direito de consulta livre, prévia e esclarecida em todas as etapas da operação. Os resultados assim alcançados, objetos de recente divulgação, permitiram a exploração das informações em diferentes níveis geográficos e recortes territoriais: Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal e Territórios Quilombolas oficialmente delimitados. Com a presente divulgação, resultante da segunda apuração do Censo Demográfico 2022, o IBGE atualiza as estatísticas anteriormente disponibilizadas e, a exemplo do volume anterior, as organiza em quatro grandes eixos nesta publicação. A primeira dimensão de análise focaliza o contingente quilombola residente e sua proporção em relação à população total residente. A segunda discorre sobre o total de domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um morador quilombola, bem como sobre o número de moradores (total e quilombolas), a média de moradores (total e quilombolas), e o percentual de moradores quilombolas em relação ao total de moradores nesses domicílios. A terceira dimensão de análise aborda a população residente (total e quilombola) e os domicílios particulares permanentes ocupados, segundo os Territórios Quilombolas oficialmente delimitados e o seu status fundiário. A quarta dimensão de análise, por fim, fornece uma perspectiva complementar sobre a participação dos quilombolas no contingente total da população residente, considerando-se para tal a Amazônia Legal. As notas técnicas que integram a publicação discorrem sobre os conceitos e definições adotados na investigação e sintetizam os procedimentos gerais utilizados na coleta e no tratamento dos dados da presente edição da pesquisa.

Entidade: IBGE
Assuntos:
Brasil; Censo; Censo demográfico, 2022; Censo, 2022; Domicílios; Metodologia; População; Quilombolas; Quilombos

Download(s):

PeríodoDownloads
2022

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística