Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50576
Código de Localidade: 3545803
Município: Santa Bárbara d'Oeste
Tipo de material: fotografia
Título: Usina Santa Bárbara : Santa Bárbara d'Oeste (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1983
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Usina Santa Bárbara foi uma das principais do Estado de São Paulo, situada a 2 km do centro da Cidade. Possuía edificação industrial, administrativa, moradias para os patrões, diretoria, trabalhadores da lavoura e da fábrica. Também reunia uma infraestrutura social com escola, capela, igreja, armazém, cinema, farmácia, além de espaços para as atividades de lazer e esporte. A história da antiga Usina Santa Bárbara tem início há mais de cem anos, quando em 1877, o Major João Frederico Rehder comprou a Fazenda São Pedro, destinando-a ao cultivo de cana-de-açúcar e, tempo depois, instalando o Engenho e a Fábrica de álcool.
Disponível em: http://www.fundacaoromi.org.br/fundacao/index.php?pag=padrao&op=cedoc&id=2104&op2=not&cat=pesquisa-tematica. Acesso em: jul. 2017.


Assuntos:
Álcool; Indústria açucareira; Indústrias; Santa Bárbara d'Oeste (SP); São Paulo (Estado); Usinas; Usinas de açúcar

Título Secundárias: Antiga Usina Santa Bárbara


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística