Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50291
Código de Localidade: 3534708
Município: Ourinhos
Tipo de material: fotografia
Título: [Estação de Tratamento] de Água : Ourinhos (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Estação de Tratamento de Água, ETA, atual Superintendência de Água e Esgoto, SAE, iniciou as suas atividades em 1968, sendo a autarquia municipal responsável pelos serviços de água e esgoto. A primeira captação de água para abastecimento público da cidade foi construída nas margens do Rio Turvo em 1929, até aquela época só existiam poços e cisternas. Foi instalada num ponto bem próximo à sua foz, onde deságua no Rio Pardo.
Consistiu em um conjunto motor-bomba, com tratamento por decantação e filtração lenta, deslocada para a Cidade por um segundo conjunto motor-bomba, trabalhando com uma altura manométrica de mais de 200 metros, em uma linha de tubos de 5 polegadas de diâmetro, com cerca de 5 km de extensão, e, finalmente a distribuição por duas redes alimentadas cada uma por um reservatório.
Em 1944, foi elaborado um projeto com execução iniciada em agosto de 1945 e concluída em janeiro de 1946, mudando a captação do Rio Turvo para o Rio Pardo e prevendo outra linha adutora de 8 polegadas até as instalações dos reservatórios da Avenida Altino Arantes.
A captação do Rio Pardo foi construída no mesmo terreno onde funciona a captação atual, distante 3.400 metros do Centro da Cidade. O projeto transformou os dois reservatórios existentes em uma pequena Estação de Tratamento com capacidade para 2 milhões de litros diários. A torre de 40 mil litros foi abandonada e houve o aproveitamento da estrutura do reservatório apoiado, transformado em decantador.
Um novo reservatório semi-enterrado com 500 mil litros e uma torre com 150 mil litros foram construídos, abastecendo, respectivamente, as zonas de distribuição baixa e alta. Também foi canalizada uma mina que havia perto do antigo matadouro.
Apesar da realização destas obras, com o decorrer do tempo o aumento populacional tornou o abastecimento insuficiente. Assim, foram perfurados alguns poços artesianos para o combate à escassez.
No início da década de 1960, o prefeito da época conseguiu financiamento junto ao governo do estado e construiu, em 1962, os prédios atuais da captação no Rio Pardo e da Estação de Tratamento de Água, localizado na Avenida Doutor Altino Arantes, nº 369, no Centro da Cidade. O Rio Pardo ficou definitivamente como a principal fonte para abastecimento da população.
Disponível em: http://www.sae-ourinhos.com.br/historia/1/p/. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/KYUbWw. Acesso em: ago. 2017.


Assuntos:
Água; Estações de tratamento; Ourinhos (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: ETA; SAE; Superintendência de Água e Esgoto


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página