Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50290
Código de Localidade: 3534708
Município: Ourinhos
Tipo de material: fotografia
Título: Ginásio [Municipal de Esporte José Maria Paschoalick : vista panorâmica da cidade] : Ourinhos (SP)
Local: [S. l.]
Editor: Minoru
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Ginásio Municipal de Esporte José Maria Paschoalick, localizado na Rua do Expedicionário, nº 1549, no Bairro Jardim Matilde, foi uma obra iniciada pela busca de Paschoalick por um empréstimo na Caixa Econômica Federal. A Câmara aprovou a Lei nº 347 em 21 de setembro de 1957 para levantar os recursos para a obra.
O Ginásio foi entregue a poucos dias da abertura dos 9º Jogos da Alta Sorocabana de 1958, com arquibancadas sem reboco e sem as grades que separavam o público e os atletas na quadra. O acabamento deu-se na gestão seguinte, em 12 de janeiro de 1963.
O Ginásio Municipal foi apelidado de Monstrinho, pois durante a sua construção, algumas pessoas insatisfeitas com a obra diziam que estava sendo construído um monstro no meio do nada.
O Monstrinho foi cenário das primeiras edições da Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos, FAPI, de show de Roberto Carlos no auge da Jovem Guarda, abrigou vários bailes de carnaval e jogos de basquete, vôlei e futebol de salão.
Atualmente, o Ginásio de Esportes é disponibilizado para jogos de basquete, futebol de salão, vôlei, handebol, entre outras modalidades. É disputado no local o campeonato municipal amador de todas as categorias, desde infantil até o adulto, além de torneios escolares e regionais. Além de todos os eventos esportivos, o ginásio comporta também, festas como a Unifest, Dança Ourinhos, Jori (jogos regionais do idoso), Festa das Nações, entre outras atrações.
Disponível em: http://www.ouriguia.com.br/ourinhos-historia-do-monstrinho. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: https://ourinhos.blogspot.com.br/2016/06/os-50-anos-da-fapi-de-ourinhos.html. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/tSJSvu. Acesso em: ago. 2017.


Assuntos:
Clubes esportivos; Ourinhos (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Ginásio Esportivo; Monstrinho


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística