Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50261
Código de Localidade: 3534708
Município: Ourinhos
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Melo Peixoto : Marco Zero : Ourinhos (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Melo Peixoto fica localizada no Centro da Cidade. No final de 1910, a Praça era apenas uma área descampada sem nomeação em frente a antiga Igreja Matriz. Na década de 1920, teve árvores de pequeno porte plantadas e a inauguração de um coreto em 1927. No mesmo ano, já tinha a denominação de Praça Melo Peixoto, a qual foi modificada após a Revolução de 1930, homenageando João Pessoa, um dos líderes do movimento. Após isso, também se chamou Praça da Bandeira, porém, retornou ao nome original, mantido até hoje.
Em 1937, a Praça recebeu canteiros novos, tendo ao centro uma fonte de água e, na lateral da Rua Paraná, um tanque de areia. Em 1940, suas ruas internas e externas foram pavimentadas, além de receber novas plantações de árvores, chamadas de Jardim na época.
Na década de 1950, a Praça recebeu uma fonte luminosa, um aviário e um novo coreto. Assim se manteve até 2011, quando passou por uma grande reforma, cujo projeto inicial de remodelação faz parte do projeto de conclusão de curso em arquitetura de Alfredo Amadio Filho. A nova Praça Melo Peixoto conta com uma fonte luminosa interativa; um palco, que substituiu o coreto, para apresentações artísticas; camarins; sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais; nova iluminação e bancos; reformulação da guarita da Polícia Militar e da banca de jornal.
Disponível em: https://ourinhos.blogspot.com.br/2016/04/ourinhos-caminho-do-centenario-praca.html. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: https://ourinhos.blogspot.com.br/2011/11/pequena-historia-de-uma-praca-tao.html. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: http://www.reporternarua.com.br/ourinhos/noticia.php?id=5759. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: http://www.diariodeourinhos.com.br/noticia.asp?codnot=2282. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/R2zQNz. Acesso em: ago. 2017.
O Marco Zero é o ponto que se estabelece como sendo o centro geográfico das cidades, a partir do qual se estabelecem as medições de distância. Em Ourinhos, o marco zero passou a existir no dia 23 de outubro de 1949, por uma iniciativa do Rotary Clube. O local escolhido foi a Praça Melo Peixoto, ponto referencial da Cidade desde o início dos anos de 1920. O Marco ficava localizado em frente a antiga Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, era um monumento em granito, tendo um corpo central mais elevado e dois laterais um pouco menores sobre uma base de dois degraus.
Com as reformas posteriores da Praça, o monumento foi desmontado, restando somente o bloco central que foi colocado em outro local. Em 2011, com a reforma da Praça, o seu restante passou a ocupar novamente um lugar central na mesma.
Disponível em: https://ourinhos.blogspot.com.br/2013/10/o-marco-zero-de-ourinhos.html. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: http://monteirowilson.fotoblog.uol.com.br/photo20080122200254.html. Acesso em: ago. 2017.


Assuntos:
Monumentos; Ourinhos (SP); Praças; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Praça da Bandeira; Praça João Pessoa; Praça Mello Peixoto


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página