Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50116
Código de Localidade: 3522307
Município: Itapetininga
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Duque de Caxias : coreto : Catedral Nossa Senhora dos Prazeres] : Itapetininga (SP)
Local: [S. l.]
Editor: Foto Studio
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Duque de Caxias é mais conhecida como Largo da Matriz por estar localizada em frente a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. Foi a primeira praça a ser implantada oficialmente na Cidade.
Disponível em: http://consulta.siscam.com.br/camaraitapetininga/arquivo?id=25654. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/wYZBsw. Acesso em: jul. 2017.
O coreto da Praça Duque de Caxias abarca apresentações musicais.
Disponível em: http://semanario.itapetininga.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/semanario_534.pdf. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://consulta.siscam.com.br/camaraitapetininga/arquivo?id=25654. Acesso em: jul. 2017.
A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, localizada na Praça Duque de Caxias, no Centro da Cidade, teve sua pedra fundamental lançada em 16 de novembro de 1945. Foi projetada em estilo romano pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto e ficou conhecida por ter servido de inspiração para a basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no Vale do Paraíba, um dos principais santuários religiosos da América Latina, projetada pelo mesmo arquiteto. A Catedral possui 2,7 mil m² e só ficou pronta na década de 1960, com três arcos centrais, em referência à Santíssima Trindade. Possui um cemitério onde seis padres estão sepultados.
A Catedral é a terceira e atual Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres construída na Cidade. A criação da primeira Igreja Matriz deu-se em 6 de novembro de 1771. A segunda Igreja Matriz, foi construída em 4 de agosto de 1862, no mesmo local da atual, e foi demolida no final da década de 1940, para a construção de uma igreja maior.
Disponível em: http://diocesedeitapetininga.org.br/paroquias/catedral-nossa-senhora-dos-prazeres/. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/10/itapetininga-tem-replica-do-santuario-de-nossa-senhora-aparecida.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://jlnogueira.no.comunidades.net/catedral-nossa-senhora-dos-prazeres. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://blogdaluizavalio-segundotempo.blogspot.com.br/2013/04/as-fotos-antigas-de-itapetininga.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/Memnid. Acesso em: jul. 2017.


Assuntos:
Catedrais; Coretos; Igrejas (Edifícios); Itapetininga (SP); Praças; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres; Largo da Matriz; Praça da Matriz


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página