Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50081
Código de Localidade: 3523404
Município: Itatiba
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça da Bandeira : Basílica Menor Nossa Senhora do Belém] : Itatiba (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça da Bandeira, antes denominada como Largo da Matriz, é o principal logradouro da Cidade. Já foi palco de grandes acontecimentos como a antecipada libertação dos escravos no Município, ocorrida nos dias 28 e 29 de abril de 1888, semanas antes da assinatura da Lei Áurea. Remodulada em 1914, o seu projeto seguia as linhas (em miniatura) dos Jardins de Versailles. Um dos detalhes marcantes daquela época, e que ainda permanece na paisagem, é o seu coreto. Com base em alvenaria, a sua estrutura em ferro foi fabricada em São Paulo pela Fundição do Braz e seguia o estilo dos coretos do início do Século XX.
Disponível em: http://www.itatiba.sp.gov.br/Pontos-Turisticos/praca-da-bandeira.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/ZxMRv5. Acesso em: jul. 2017.
A Basílica Menor Nossa Senhora do Belém, construída de 1830 até 1850, sob a direção do Padre Miguel Correa Pacheco foi a terceira igreja da Cidade.
Atualmente ela não possui mais as referências daquela época, já que foi reformada diversas vezes e chegou a ser reconstruída na década de 1960, ocasião em que suas características barrocas foram perdidas. O único marco do século XIX que ainda sobrevive é a torre monumental, uma das mais belas e grandiosas do interior paulista, edificada a partir de 1874 pelo Padre Francisco Paula de Lima (Patrono do Museu). Alguns dos vitrais que ornamentam as suas janelas foram elaborados pelo artista polonês Aeystarch Kaskurewicz, que veio ao Brasil em 1952 fugindo dos problemas causados pela II Gerra Mundial. Recebeu o título de Basílica pelo Vaticano em 1991.
Disponível em: http://www.itatiba.sp.gov.br/Pontos-Turisticos/paroquias-e-igrejas.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/YceqXf. Acesso em: jul. 2017.


Assuntos:
Igrejas (Edifícios); Itatiba (SP); Praças; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Igreja Matriz de Itatiba


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página