Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50015
Código de Localidade: 3151800
Município: Poços de Caldas
Tipo de material: fotografia
Título: [Parque Municipal da Serra de São Domingos : Monumento] Cristo [Redentor] : Poços de Caldas (MG)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1983
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Parque Municipal da Serra de São Domingos possui uma área de 253ha e foi criado em 1988. A Serra está localizada em área contígua à mancha urbana da Cidade, sendo considerado o maior patrimônio ecológico da cidade. A área delimitada como Parque abriga um preservado fragmento florestal, caracterizado como Floresta Estacional Semidecidual, do Bioma da Mata Atlântica. A Serra de São Domingos integra a paisagem urbana da Estância Hidromineral de Poços de Caldas e foi tombada em 1989, pela Constituição do Estado, como Patrimônio Paisagístico e Monumento Natural de Minas Gerais. No alto da Serra de São Domingos está o monumento do Cristo Redentor. A Serra de São Domingos também abriga a Pedra Balão, resultado de erosões eólicas e pluviais. O acesso até o alto da serra se faz através da estrada asfaltada, a pé pelas trilhas ou pelo teleférico, outro grande atrativo da cidade que liga o centro da cidade ao alto da serra.
O Monumento Cristo Redentor, localizado no alto da Serra de São Domingos, foi idealizado e concretizado por José Raphael dos Santos Neto, cópia do monumento do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 13 de maio de 1958, empreitado pela firma Ottaviano Papais, de Campinas. Possui uma altura de 30 metros, sendo 14 metros de pedestal e 16 metros da estátua. O peso total do monumento é de aproximadamente 500 toneladas.
Disponível em: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/?p=15029. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/qdzfFC. Acesso em: jul. 2017.
Fotografia tirada do Teleférico.


Assuntos:
Minas Gerais; Montanhas; Monumentos; Poços de Caldas (MG)

Título Secundárias: Serra de São Domingos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística