Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49913
Código de Localidade: 3131703
Município: Itabira
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário : [Rua Major Lage : Casa Paroquial Monsenhor José Lopes dos Santos] : Correios e Telégrafos : Pico do Cauê : Itabira (MG)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [1942?]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário foi construída na primeira metade do século XIX, pelo então Monsenhor José Felicíssimo do Nascimento. Foi erigida Paróquia em 06 de maio de 1826, após a freguesia de Itabira de Mato Dentro ser desmembrada da freguesia de Santo Antônio do Ribeirão de Santa Bárbara. A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi elevada a Catedral pela criação da Diocese em 1965.
Na madrugada do dia 09 de novembro de 1970, uma das paredes laterias da antiga Matriz desabou e uma de suas torres sofreu danos, causando riscos de desabamento. Decidiu-se por demolir o templo, e na ocasião o então Cônego José Lopes dos Santos retirou várias peças de arte do século XVIII da Sacristia e do Altar. Dentre os objetos salvos estavam os sinos que haviam ficado nas duas torres, que ainda se mantinham de pé. Sendo o mais importante desses o Sino Elias, feito com minério e ouro de Itabira, possui peso total de 1830 quilos e contém uma carta em alto-relevo, escrita pelo Monsenhor José Felicíssimo, que conta sua história. Após a demolição do antigo templo, foi construída no local a nova Catedral de Nossa Senhora do Rosário.
Disponível em: http://www.catedralitabira.com.br/historia/. Acesso em: abr. 2017.
A Rua Major Laje faz parte do Centro Histórico de Itabira, que é composto por um acervo arquitetônico de sobrados e casarões construídos no final do século XVIII e início do século XIX.
Disponível em: http://vivaitabira.com.br/2014/patrimonio-historico-2/. Acesso em: maio 2017.
Disponível em: https://goo.gl/cDaVQv. Acesso em: jul. 2017.
A Casa Paroquial Monsenhor José Lopes dos Santos está localizada na Rua Major Lage, 24, Centro.
Disponível em: https://goo.gl/bxmRY3. Acesso em: jun. 2017.
Aos pés do Pico do Cauê foi construída a vila que deu origem à cidade de Itabira. No início do século XX, descobriu-se que o local guardava uma das maiores jazidas de minério de ferro do mundo. Em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce entra em atividade e a exploração atinge escala industrial. Em 1973, a Mina de Cauê se tornou a maior frente de extração do mundo ocidental.
Após anos de extração, a Mina de Cauê começou a dar sinais de esgotamento do minério de ferro. Em 2011, a mineradora Vale deu início a um conjunto de medidas referentes ao processo de revegetação do antigo Pico do Cauê. A ocupação do local, licenciada pelas autoridades ambientais responsáveis, prevê uma disposição controlada de material na área. O objetivo, segundo a Vale, é o reaproveitamento da área minerada, que será devidamente recuperada para reabilitação ambiental e paisagística.
O Pico do Cauê está presente nos versos do poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira, através do poema “A Montanha Pulverizada”, publicado em 1973.
Disponível em: http://www.viacomercial.com.br/itabira-antigo-pico-do-caue-tera-nova-visao-paisagistica-apos-mineracao/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://revistadoispontos.com/trilha-do-minerio/o-que-resta-da-montanha/. Acesso em: abr. 2017.
Inscrição na foto: ano de 1942-1943 (aproximadamente), era Prefeito o Sr. Valdir Machado Laperriere. A foto apresenta o antigo Teatro Municipal, em cujo lugar se ergue o prédio dos Correios e Telégrafos.


Assuntos:
Clero; Edifícios dos correios; Igrejas (Edifícios); Itabira (MG); Minas e mineração; Minas Gerais; Montanhas; Ruas; Teatros; Telégrafo

Título Secundárias: Mina de Cauê; Teatro Municipal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística