Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49869
Código de Localidade: 3131703
Município: Itabira
Tipo de material: fotografia
Título: Vista [panorâmica da cidade : Centro Esportivo Israel Pinheiro] : Companhia Vale do Rio Doce : Pico do Cauê : Itabira (MG)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1972
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Centro Esportivo Israel Pinheiro, também conhecido como Complexo Esportivo Israel Pinheiro, é a atual sede do clube de futebol Valeriodoce Esporte Clube. Nas instalações, de propriedade da Prefeitura, também está localizado o Estádio Israel Pinheiro.
O Centro Esportivo Israel Pinheiro está localizado às margens da Rodovia MG-129, no Bairro Campestre.
Disponível em: http://nilodiasreporter.blogspot.com.br/2011/06/os-orfaos-da-mineradora.html. Acesso em: maio 2017.
Disponível em: https://www.ogol.com.br/equipa.php?id=3522. Acesso em: maio 2017.
Disponível em: http://migre.me/wKt9x. Acesso em: jun. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wKtcj. Acesso em: jun. 2017.
Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), empresa de capital misto criada através de decreto-lei pelo presidente Getúlio Vargas em junho de 1942. A história da Empresa remonta à extração de minérios na região de Itabira, em Minas Gerais. Antes de sua fundação, a exploração dos minérios estava nas mãos da Itabira Iron Ore Company, estabelecida em 1911 pelo empresário norte-americano Percival Farquhar, que pretendia exportar 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano para os Estados Unidos. O plano de Farquhar se encerrou na subida de Getúlio Vargas ao poder após a Revolução de 1930, quando o presidente encampou as reservas de ferro pertencentes a Farquhar e criou com elas a empresa estatal Companhia Vale do Rio Doce.
Nos anos seguintes, a nova Empresa teve uma expansão lenta e gradual. Em seus primórdios, a principal função da Vale era fornecer matéria-prima para as empresas siderúrgicas brasileiras. A partir dos anos 1960, a Companhia se modernizou e conquistou novos mercados, como o japonês. Após a criação da empresa de navegação Docenave, em 1962, e a inauguração do Porto de Tubarão, em 1966, o crescimento da empresa foi exponencial. Em 1976 a Vale atingiu a liderança mundial na exportação de minério de ferro.
Em 1997 foi privatizada durante o governo Fernando Henrique Cardoso. No ano de 2007, passou a se chamar Vale S.A. Hoje, a Vale é uma empresa privada, de capital aberto. Ela opera em 13 estados brasileiros e nos cinco continentes. Além disso, possui mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e nove terminais portuários próprios.
Disponível em: https://seuhistory.com/microsite/gigantes-do-brasil/hoje-na-historia/criada-a-companhia-vale-do-rio-doce. Acesso em: jun. 2017.
Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EstadoEconomia/CVRD. Acesso em: jun. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wKtcj. Acesso em: jun. 2017.
Aos pés do Pico do Cauê foi construída a vila que deu origem à cidade de Itabira. No início do século XX, descobriu-se que o local guardava uma das maiores jazidas de minério de ferro do mundo. Em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce entra em atividade e a exploração atinge escala industrial. Em 1973, a Mina de Cauê se tornou a maior frente de extração do mundo ocidental.
Após anos de extração, a Mina de Cauê começou a dar sinais de esgotamento do minério de ferro. Em 2011, a mineradora Vale deu início a um conjunto de medidas referentes ao processo de revegetação do antigo Pico do Cauê. A ocupação do local, licenciada pelas autoridades ambientais responsáveis, prevê uma disposição controlada de material na área. O objetivo, segundo a Vale, é o reaproveitamento da área minerada, que será devidamente recuperada para reabilitação ambiental e paisagística.
O Pico do Cauê está presente nos versos do poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira, através do poema “A Montanha Pulverizada”, publicado em 1973.
Disponível em: http://www.viacomercial.com.br/itabira-antigo-pico-do-caue-tera-nova-visao-paisagistica-apos-mineracao/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://revistadoispontos.com/trilha-do-minerio/o-que-resta-da-montanha/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wKtcj. Acesso em: jun. 2017.
Inscrição na foto: nota-se a direita as esteiras transportadoras de minério.


Assuntos:
Cidades e vilas; Clubes esportivos; Companhias de mineração; Empresas; Habitações; Itabira (MG); Minas e mineração; Minas Gerais; Montanhas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Complexo Esportivo Israel Pinheiro; CVRD; Mina de Cauê; Vale S.A.; Valeriodoce Esporte Clube


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística