Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49763
Código de Localidade: 4118204
Município: Paranaguá
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento ao Doutor Caetano Munhoz da Rocha : [Avenida Arthur de Abreu] : Palácio do Café : Paranaguá, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Caetano Munhoz da Rocha nasceu em 14 de maio de 1879 em Antonina, litoral do Paraná. Era filho de Bento Rocha e Maria Leocádia Munhoz Carneiro.
Seus primeiros estudos aconteceram nos colégios Parthenon Paranaense e Arthur Loyola. Ainda jovem, mudou-se para São Paulo, onde se matriculou no Colégio São Luiz, em Itu, e em seguida concluiu o curso de humanidades. Nos últimos anos do século XIX, ingressou na Faculdade Nacional de Medicina, formando-se em 1902. No ano seguinte, retornou ao Paraná, para ser médico na Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá e trabalhar na Inspetoria de Saúde dos Portos.
Em 1904, Caetano Rocha foi eleito para o Congresso Legislativo estadual, cargo que, após sucessivas reeleições, ocupou até 1917. Nesse período, por uma permissão na lei, foi também Prefeito de Paranaguá, de 1908 a 1915, ano que se mudou para Curitiba. Na capital, foi convidado para ser primeiro vice-presidente do Estado, no mandato de Affonso Camargo. O sucesso foi tanto, que quatro anos depois o único candidato para a sucessão de Camargo era o próprio Caetano, que se tornou Presidente do Paraná em 1920 – cargo correspondente ao de Governador do Paraná. Empenhou-se na construção do Porto de Paranaguá, em retirar o estado de uma significativa dívida e em reduzir os custos do setor. Durante o seu mandato, que durou até 1928, aboliu a Bandeira e o Hino do Paraná, que só foram restabelecidas em 1950, no governo de Lupion.
Após sair do posto de Presidente, Caetano elegeu-se Senador do Estado, cargo que ocupou até a eleição de Getúlio Vargas, em 1930.
Caetano Munhoz da Rocha faleceu no dia 23 de abril de 1944, em Curitiba. Na cidade, o político recebeu várias homenagens. Uma das mais fáceis de encontrar é um prédio do Governo do Estado, localizado ao lado do Museu Oscar Niemeyer. Inaugurada durante o governo de Jayme Canet, o Edifício Caetano Munhoz da Rocha é sede da Secretaria de Estado da Administração, da Secretaria de Turismo, da Empresa de Obras Públicas do Paraná e de alguns outros setores administrativos. O prédio fica na Rua Deputado Mário de Barros, 1290, no Centro Cívico.
Disponível em: http://curitibaspace.com.br/14-de-maio-nascimento-de-caetano-munhoz-da-rocha/. Acesso em: fev. 2017.
O Edifício Palácio do Café foi inaugurado durante das festividades do aniversário de Paranaguá em 1961, quando a cidade completava os seus 313 anos. O Edifício era sinônimo de modernidade na época.
Disponível em: http://ilhadomelfm.com.br/edificio-palacio-do-cafe-completa-53-anos-nesta-terca-feira/. Acesso em: jan. 2017.
Fotografia cedida pela Prefeitura Municipal de Paranaguá.


Assuntos:
Monumentos; Palácios; Paraná (PR); Paranaguá (PR); Rocha, Caetano Munhoz da, 1879-1944


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página