Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49728
Código de Localidade: 4101507
Município: Arapongas
Tipo de material: fotografia
Título: Colégio Estadual Emílio de Menezes : Arapongas, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Colégio Estadual Emílio de Menezes foi criado no dia 20 de maio de 1949, através da Lei Municipal de número 23, com a denominação de Ginásio Municipal de Arapongas e, posteriormente, Ginásio Municipal Doutor Júlio Junqueira, e autorizado a funcionar pelo Ministério da Educação e Saúde, através da Portaria de número 94, datada de 22 de maio de 1950, sendo que através do Decreto de número 10.478, datado de 25 de abril de 1950, passou a pertencer ao quadro dos estabelecimentos de ensino público do Estado do Paraná, com a denominação de Ginásio Estadual Emílio de Menezes, autorizada pela Portaria de número 610, datada de 21 de agosto de 1955. A partir de 1957, através da Autorização de número 204, datada de 21 de março, a Escola passou a atender o segundo ciclo, o equivalente hoje ao Ensino Médio, tendo funcionado desde a sua criação até o ano de 1965, no prédio onde hoje está instalado o Colégio Estadual Marquês de Caravelas, Ensino Fundamental e Médio, localizado na Rua Uirapuru.
A partir do dia 24 de março de 1966, a escola passou a funcionar na Rua Quíscalo, no Jardim Aratimbó, no terreno adquirido por doação do Governo do Paraná.
Com a efetivação em 26 de novembro de 1963, passou a atender na íntegra o curso de segundo grau, naquela época denominado Científico, sendo que, no ano de 1978, passou a abrigar o espólio da extinta Escola Normal Fernando Amaro, atendendo também o curso de Magistério, para formação de novos professores.
Em 1989 passou a abrigar, em virtude das necessidades da absorção da extinta Escola Normal, alunos do curso primário.
Em 1990 passou a ter o Curso Técnico em Processamento de Dados, o qual teve sua última turma no ano de 1998. A partir da extinção dos Cursos Profissionalizantes, foi ampliada a oferta do Ensino Médio. Atualmente está com a denominação de Colégio Estadual “Emílio de Menezes” - Ensino Fundamental e Médio, alterado pela Resolução Secretarial de número 3120/98 DOE, datada de 11 de setembro de 1998.
Em 2005, o estabelecimento passou a oferecer novamente o curso de magistério, como também formou uma banda, graças à parceria com o “Rotary Club Beija-Flor”.
Em 2004 foi construído o refeitório; em 2005, a cantina escolar e vestiários. Encontra-se em andamento a reforma que dará origem à nova sala de vídeo, novo laboratório de química e sala de estágio para o Curso de Formação de Docentes.
Disponível em: http://migre.me/wnszP. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wnsG2. Acesso em: abr. 2017.


Assuntos:
Arapongas (PR); Edifícios escolares; Escolas; Paraná

Título Secundárias: Ginásio Estadual Emílio de Menezes; Ginásio Municipal de Arapongas; Ginásio Municipal Doutor Júlio Junqueira; Ginásio Municipal Dr. Júlio Junqueira


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página