Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49638
Código de Localidade: 3105608
Município: Barbacena
Tipo de material: fotografia
Título: Pátio da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar : vista panorâmica da cidade : Barbacena, MG
Local: São Paulo
Editor: Mercator
Ano: 1970
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar teve início em 1949, com a criação do curso preparatório, a partir do curso prévio da Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro, considerado o Berço da Aviação Militar Brasileira. Foi lá que originou a ideia de se criar um curso que preparasse os futuros cadetes da nova Força Aérea.
O contexto mundial era favorável em virtude do vertiginoso crescimento do poder aéreo impulsionados pelas I e II Guerras Mundiais. A nova arma militar, o avião, exigia homens bem treinados para manejá-la.
Foi assim que em 28 de março de 1949, o Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, criou no Ministério da Aeronáutica, através do Decreto nº 26.514, o Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar, precursor da atual EPCAR.
O curso ficou não só pela missão de preparar os futuros Cadetes-do-Ar e por extensão os futuros oficiais da Força Aérea Brasileira, e por formar cidadãos para o país. Esta importância logo foi ratificada pelas autoridades do Ministério da Aeronáutica e em 21 de maio de 1950, pela Lei nº 1.105, o Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar foi transformado em Escola. Esta preparação compreende a formação intelectual, correspondente hoje ao ensino médio, a formação militar que visa a integrar o aluno na profissão de oficial aviador. Em 1992, suspendeu, temporariamente, a formação em nível do segundo grau, do ensino médio. Em 1993 a 1996 recebeu a atribuição de planejar e executar cursos e estágios de adaptação ao oficialato destinado a preparar em nível militar os profissionais já formados que integrarão os Quadros de Oficiais Médicos, Dentistas e Farmacêuticos e o Quadro Complementar de Oficiais.
Em 1995, foi determinada a reativação a partir de 1996, do terceiro ano do Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar e em 1997, a reativação do segundo ano. No ano de 2000, com reativação do primeiro ano a EPCAR retornou a sua tradição iniciada em 1949 com a chegada dos primeiros alunos em Barbacena, episódio que marcou o início da trajetória da Escola.
Disponível em: http://www2.fab.mil.br/epcar/index.php/historico. Acesso em: abr. 2017.


Assuntos:
Barbacena (MG); Cidades e vilas; Edifícios escolares; Edifícios militares; Escolas; Habitações; Minas Gerais; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar; EPCAR


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística