Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49554
Código de Localidade: 5003207
Município: Corumbá
Tipo de material: fotografia
Título: Terminal de Passageiros do Aeroporto [Internacional] de Corumbá : Corumbá, MS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1968
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Aeroporto Internacional de Corumbá foi pioneiro na Região Centro-Oeste do país e acompanhou o crescimento da cidade.
Nos anos 1930, a Empresa de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul (antiga Sindicato Condor), subsidiária da Lufthansa, operou uma linha pioneira que ligava Corumbá à Cuiabá, capital de Mato Grosso. Naquela época os hidroaviões Junkers, monomotores flutuadores, pousavam e decolavam nos Rios Paraguai e Cuiabá. Em 3 de maio de 1933, um pequeno avião partiu para fazer essa viagem. O momento entraria para a história como o primeiro voo comercial do país, pilotado por um brasileiro. O autor da façanha foi o comandante pernambucano Severiano Lins, convidado para ser comandante da Sindicato Condor, primeira companhia aérea comercial do Brasil.
Em 1937 o Governo Federal construiu um hangar para abrigar e permitir os trabalhos de manutenção do trimotor. Posteriormente o local acolheu o primeiro terminal de passageiros do aeroporto.
Inaugurado em 21 de setembro de 1960, nos festejos de aniversário da cidade, o Aeroporto Internacional de Corumbá foi dos primeiros a serem construídos no interior do Brasil.
Em 1975 o Aeroporto Internacional de Corumbá foi incorporado pela Infraero que deu início a várias reformas como a ampliação e implantação do sistema de iluminação da área do pátio de manobras e de estacionamento de aeronaves, a construção de um armazém de carga (TECA 250), de abrigo para viaturas, recapeamento da pista de pouso e decolagem com concreto asfáltico, entre outros importantes reparos.
Em 2001 a Infraero inaugurou um novo terminal de passageiros com uma arquitetura que se inspirou em um dos peixes conhecidos da região, o pacu e ampliou a pista para 2 mil metros de comprimento.
Para valorizar a fachada do terminal de passageiros, em 2004, o aeroporto recebeu a escultura "O Monumento Pantanal de Corumbá", do artista plástico Cleir Ávila, destacando uma das aves mais belas do Pantanal Sul mato-grossense, a arara-canindé.
Disponível em: http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-internacional-de-corumba/sobre-o-aeroporto/historico/. Acesso em: fev. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wfzHL. Acesso em: fev. 2017.


Assuntos:
Aeroportos; Corumbá (MS); Mato Grosso do Sul

Título Secundárias: Aeroporto de Corumbá; Aeroporto Internacional de Corumbá


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página