Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49230
Código de Localidade: 5221403
Município: Trindade
Tipo de material: fotografia
Título: Santuário [Basílica] do Divino Pai Eterno : Trindade, GO
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1983
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno teve uma devoção iniciada por volta de 1840.
A primeira capela foi construída em 1843. Com o fortalecimento da fé, capelas maiores foram edificadas, até que em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Santuário Velho ou Igreja Matriz, sede da Paróquia do Divino Pai Eterno.
No centenário da Romaria, em 1943, o arcebispo de Goiás, na época Dom Emanuel Gomes de Oliveira, lançou a pedra fundamental do atual Santuário.
Em 1955, apesar de todos os esforços, a obra ainda não havia saído dos alicerces.
Em 1957, com a criação e instalação da Arquidiocese de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos apresentou um projeto para a construção.
A partir de 1974, as novenas e a Festa do Divino Pai Eterno já eram realizadas no local.
Em 1994, com ajuda dos romeiros e devotos, o Templo foi reformado.
A Romaria ganhou força e também o reconhecimento da Casa do Pai.
Em 4 de abril de 2006, o então Papa Bento XVI, atendendo a um pedido do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz C.P., concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário. Em 18 de novembro do mesmo ano, foi feita a instalação da Sacrossanta Basílica, a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
No aniversário de 100 anos, em 2012, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2013, recebeu um novo tombamento, dessa vez como Patrimônio Cultural Material do Brasil.
Em 2011, foi iniciado o processo para a construção da Nova e Definitiva Casa do Pai, para melhor acolher os devotos. As obras começaram em 2012 e seguem com apoio dos fiéis do Santuário.
Disponível em: http://www.paieterno.com.br/site/santuario/historia-do-santuario/. Acesso em: jan. 2017.


Assuntos:
Goiás (Estado); Igrejas (Edifícios); Santuários; Trindade (GO)

Título Secundárias: Basílica Menor do Divino Pai Eterno; Igreja Matriz do Divino Pai Eterno; Paróquia do Divino Pai Eterno; Santuário do Divino Pai Eterno; Santuário Velho do Divino Pai Eterno


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página