Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49037
Código de Localidade: 4204202
Município: Chapecó
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista aérea da] Fundeste : Chapecó, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Fundeste foi criada oficialmente em 4 de julho de 1970, instituída por lei municipal, como instituição pública de direito privado e com gestão comunitária. Em assembleia geral, estiveram presentes autoridades e lideranças de 36 municípios, numa iniciativa coordenada pelo então secretário dos Negócios do Oeste, Plínio Arlindo de Nes, e com a participação ativa do bispo diocesano da época, Dom José Gomes.
A instalação solene ocorreu em 21 de fevereiro de 1972, sendo o curso superior de Pedagogia o primeiro implantado em Chapecó. Até 1990 a Fundeste atuou diretamente na execução das atividades do ensino superior. Nesse ano, uniu-se às fundações universitárias de Joaçaba e de Videira para constituir a Universidade do Oeste, que assumiu a condução das ações do ensino superior em Chapecó através de um campus. Mesmo com suas atividades acadêmicas desativadas, a Fundeste permaneceu com personalidade jurídica, o patrimônio do campus e os cursos, e foi co-mantenedora da Fundação Unoesc até 2001.
Em março de 2001 a Fundeste foi reativada operacionalmente e em 27 de agosto de 2002 assumiu integralmente as atividades do Campus Chapecó, que transformou-se na Unochapecó, em um processo que contou com a participação de diferentes segmentos da sociedade regional, integrantes de comissões de trabalho e de organismos da Fundação. Atualmente a Fundeste mantém seu papel ativo, como mantenedora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, do Instituto Goio-En e da Farmácia-Escola Unochapecó.
Disponível em: http://www.fundeste.org.br/index.php/quem_somos. Acesso em: jan. 2017.


Assuntos:
Chapecó (SC); Santa Catarina; Universidades e faculdades

Título Secundárias: Farmácia-Escola; Fundação Unoesc; Instituto Goio-En; Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Universidade do Oeste; Unochapecó


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística