Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49028
Código de Localidade: 4204202
Município: Chapecó
Tipo de material: fotografia
Autor: Zolet, Victorino Biazio, 1930-
Título: [Praça Coronel Bertaso] : Prefeitura Municipal : Departamento de Estradas de Rodagem : Chapecó, SC
Local: Chapecó [SC]
Editor: Real Foto Estúdio
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Coronel Bertaso é um espaço que reúne história, cultura e lazer. Localizada no Bairro Centro, a praça possui um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico com cerca de 200 m², que conta a história do Ciclo da Madeira, primeiro ciclo econômico e cultural de Chapecó entre as décadas de 1920 e 1950. Oferece área de lazer com parque infantil e jogos de mesa. Atualmente, a praça possui uma fonte luminosa, com uma escultura abstrata em metal criada pelo artista plástico Xyko Bracht, e a Galeria Dalme Marie Grando Rauen, onde artistas locais expõem suas obras.
Disponível em: https://turistavirtual.wordpress.com/tag/chapeco/. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: https://www.chapeco.sc.gov.br/cultura/index.php?r=conteudo&idconteudo=14. Acesso em: jan. 2017.
A Prefeitura de Chapecó teve o início da sua construção durante a administração do Prefeito Serafim Enoss Bertaso, de 1944 até 1947. A inauguração do prédio da Prefeitura foi no dia 09 de junho de 1950, pelo Prefeito Vicente Cunha. O prédio abrigou também a sede da Comarca de Chapecó e a Câmara Municipal de Vereadores, transferida em 1974 para o prédio novo da Prefeitura Municipal.
Atualmente o edifício abriga o Museu de História e Arte de Chapecó, MHAC, e o Museu Antônio Selistre de Campos, MASC. O Tombamento parcial do prédio aconteceu a partir do Decreto-lei n° 10.619 de 21 de maio de 2002. O Tombamento definitivo foi realizado a partir do Decreto nº 17.594 de 27 de novembro de 2007.
Disponível em: https://www.chapeco.sc.gov.br/cultura/index.php?r=conteudo&idconteudo=9. Acesso em: jan. 2017.
No prédio do Departamento de Estradas de Rodagem atualmente encontra-se a 4ª Região de Polícia Militar.
Disponível em: http://migre.me/vOWtE. Acesso em: jan. 2017.


Assuntos:
Câmaras municipais; Chapecó (SC); Comarcas; Departamentos rodoviários; Edifícios públicos; Museus (Edifícios); Polícias; Praças; Prefeituras; Quartéis; Santa Catarina

Título Secundárias: 4ª Região de Polícia Militar; Câmara Municipal de Vereadores; Comarca de Chapecó; MASC; MHAC; Museu Antônio Selistre de Campos; Museu de História e Arte de Chapecó; Prefeitura de Chapecó


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística