Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48879
Código de Localidade: 3538006
Município: Pindamonhangaba
Tipo de material: fotografia
Título: [Palacete Tiradentes] : Pindamonhangaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Palacete Tiradentes foi projetado por Francisco Pereira de Carvalho, em meados do século XIX para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia.
Em 1928, o Edifício foi doado à congregação, que criou o Externato São José, funcionando no local até o ano de 1976. No mesmo ano, no prédio, voltou a funcionar a Câmara Municipal até 2009.
O Palacete possui uma fachada com características neoclássicas em alvenaria, semelhante aos grandes casarões dos tempos do café. Suas paredes externas são de taipa de pilão e as internas de pau-a-pique.
Atualmente, no Palacete Tiradentes funcionam a Academia Pindamonhangabense de Letras, o Departamento de Cultura e Turismo e a Corporação Musical Euterpe.
O Edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – Condephaat no dia 03 de julho de 1981.
Disponível em: http://www.rdvetc.com/2016/pinda-a-princesa-do-norte-os-palacetes-e-o-bosque-da-princesa/. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: http://www.efcj.sp.gov.br/index.php/roteiros-complementares/pindamonhangaba. Acesso em: nov. 2016.
Inscrição na foto: Prédio onde funcionam as seguintes unidades da Prefeitura: Biblioteca Municipal, Arquivo, Conselho de Turismo.


Assuntos:
Arquivos (Edifícios); Bandas marciais e estudantis; Bibliotecas (Edifícios); Câmaras municipais; Cultura; Edifícios escolares; Edifícios públicos; Escolas; Literatura; Palácios; Pindamonhangaba (SP); Prisões; São Paulo (Estado); Sociedades, etc; Turismo

Título Secundárias: Academia Pindamonhangabense de Letras; Arquivo; Biblioteca Municipal; Casa de Câmara e Cadeia; Conselho de Turismo; Corporação Musical Euterpe; Departamento de Cultura e Turismo; Externato São José


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística