Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48455
Código de Localidade: 2602902
Município: Cabo de Santo Agostinho
Tipo de material: fotografia
Título: Destilaria [Central] Presidente Vargas : Cabo de Santo Agostinho, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Fundada em 1940, a Destilaria Central Presidente Vargas (DCPV) foi fundada por iniciativa residencial, sendo subordinada ao Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Foi um conjunto formado pelo setor produtivo e pela vila operária, no baixo curso do Rio Pirapama, no nordeste da cidade do Cabo de Santo Agostinho. A DCPV chegou a produzir 120.000 litros diários de álcool anidro como matéria-prima da indústria de borracha sintética da Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (Coperbo), uma das unidades do Distrito Industrial do Cabo.
O IAA implantou nas dependências do seu empreendimento uma vila operária que se destacava pelas suas características urbanísticas modernas, com vias pavimentadas, coleta de lixo, água encanada, iluminação pública e residencial, igreja, escola, enfermaria, cinema, praça pública, agremiações recreativas e esportivas.
A DCPV atingiu seu apogeu entre as décadas de 1950 e 1960, entrando em declínio na década seguinte devido à falência do IAA, o que provocou a desativação do parque industrial de produção de álcool em 1974.
Seu parque industrial foi completamente depredado e a área vem sendo alvo das invasões desde o final de 2003. A população ainda reside na vila operária.
Disponível em: http://www.repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/6760/arquivo6857_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Álcool; Cabo de Santo Agostinho (PE); Fábricas; Pernambuco

Título Secundárias: DCPV; Parque Industrial da Destilaria Central Presidente Vargas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página