Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48190
Código de Localidade: 4208203
Município: Itajaí
Tipo de material: fotografia
Autor: Beline (Fotógrafo)
Título: Vista [aérea] da cidade : [Grupo Escolar Victor Meirelles : Palácio Marcos Konder : Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento : Praça Governador Irineu Bornhausen : Clube Náutico Marcílio Dias] : Itajaí, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Grupo Escolar Victor Meirelles foi inaugurado no dia 4 de dezembro de 1913, cujo prédio, dividido em “Secção Masculina” e “Secção Feminina”, congregava diversas classes de alunos, cada qual com o seu professor responsável, sob a supervisão de um diretor. Esse tipo de escola substituiu a tradicional primária, onde não havia seriação de ensino, e um mesmo professor, o “Mestre Único”, ensinava todos os alunos. Localizado na Rua Hercílio Luz, centro da cidade, hoje abriga a Casa da Cultura Dide Brandão inaugurada em 1982.
Disponível em: https://casadacultura.wordpress.com/historico/. Acesso em: set. 2016.
O Palácio Marcos Konder, localizado na Rua Hercílio Luz, no Centro de Itajaí, começou a ser construído em 1921 e foi concluído em 22 de outubro de 1925 pelo então prefeito Marcos Konder. Chamado de “Superinthendência de Itajhay” ele abrigou os três poderes da República até 1953, quando o Fórum deixou o prédio. Em 1973, foi a prefeitura que deixou a construção e em 1999 a estrutura não comportou mais a Câmara de Vereadores. As três torres que compõem o Palácio representam os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
Após a criação da Fundação Genésio Miranda Lins, o período de 1976 a 1982 foi dedicado a remodelação da estrutura física do Palácio Marcos Konder para abrigar o Museu Histórico de Itajaí, inaugurado em 5 de janeiro de 1982. O Arquivo Histórico e a Biblioteca também ficaram instalados no Palácio até 1998, quando a construção passou por uma reforma no telhado. Desde 1999, somente o museu ocupa o espaço. Antes do fechamento para reforma, o museu recebia cerca de 25 mil visitantes por ano, entre turistas, moradores e escolas do município. Ao todo são 12 mil peças, divididas em seis coleções: Prefeitura de Itajaí, Poeta, Arte, Numismática e Medalhista, Cidade de Itajaí e Educativa.
Disponível em: http://osoldiario.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/04/palacio-marcos-konder-em-itajai-e-um-autentico-republicano-4472646.html. Acesso em: set. 2016.
A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o maior monumento artístico e cultural da cidade de Itajaí. Ela foi inaugurada em 15 de novembro de 1955, após ter sua construção iniciada em 1940 pelo vigário Padre José Locks, segundo o projeto do arquiteto alemão Simão Gramlich, o construtor de inúmeras igrejas catarinenses. Sua conclusão também se dá ao trabalho e dedicação do então vigário Monsenhor Vandelino Hobbold. Seus frontais atingem 50 metros de altura. Na sua construção foram utilizados 700 mil tijolos, artisticamente organizados numa área de 30 metros de largura por 60 metros de comprimento.
Disponível em: http://muralhistoricodeitajai.blogspot.com.br/2008/09/igreja-matriz.html. Acesso em: set. 2016.
O Clube Náutico Marcílio Dias foi fundado em 17 de março de 1919, concretizando a ideia dos três amigos, Gabriel Collares, Victor Emmanoel Miranda e Alyrio Gandra de fundar um clube náutico em Itajaí. O nome foi em homenagem ao marinheiro gaúcho morto na Guerra do Paraguai. O Marcílio foi o quarto clube náutico a ser fundado no Estado. O primeiro presidente foi o jornalista Mascarenhas Passos, que no dia 16 de abril de 1919 enviou através de uma carta ao Governador do Estado, Dr. Hercílio Luz, a comunicação da criação do clube.
Disponível em: http://cnmd.com.br/v2/historia.php. Acesso em: set. 2016


Assuntos:
Arquivos (Edifícios); Bibliotecas (Edifícios); Câmaras municipais; Centros culturais; Cidades e vilas; Clubes esportivos; Cultura; Edifícios escolares; Edifícios públicos; Escolas; Esportes; Fóruns; Habitações; Igrejas (Edifícios); Itajaí (SC); Museus (Edifícios); Paróquias; Praças; Prefeituras; Santa Catarina; Turismo; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Arquivo Histórico; Biblioteca; Câmara dos Vereadores; Casa da Cultura Dide Brandão; Diretoria de Cultura-Esporte e Turismo; Fórum; Igreja Matriz; Museu Histórico de Itajaí; Paróquia do Santíssimo Sacramento; Prefeitura Municipal; Superinthendência de Itajhay


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística