Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48016
Código de Localidade: 4322400
Município: Uruguaiana
Tipo de material: fotografia
Título: [Paróquia] Nossa Senhora do Carmo : Uruguaiana, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Uruguaiana foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber os Frades Carmelitas Descalços.
No dia 28 de abril de 1911, chegaram em Uruguaiana com o Frei Constâncio, o Frei Julião de São José, Frei Manoel da Mãe de Deus, Frei Serafim de Santa Teresa, Frei Paulino de São José, e os Irmãos Nicolau da Virgem do Carmo e Lourenço de São Martinho. No dia 7 de maio de 1911, na festividade de São José, tomaram posse da Capela dedicada à Imaculada Conceição, situada no Porto, na Rua Vasco Alves.
O primeiro convento provisório foi um pequeno prédio urbano localizado na Rua Duque de Caxias nº 39. Em 1912 os frades conseguiram adquirir uma casa com um terreno que estava localizado ao lado da capela, sendo este o segundo convento provisório. Somente em 24 de novembro de 1945 foi inaugurado o novo e definitivo convento.
Em 1928, D. Hermeto José Pinheiro entregou aos carmelitas a então fundada Paróquia da Imaculada Conceição, que começou a funcionar na própria Capela do Porto.
Em 16 de julho de 1933 na solenidade de Nossa Senhora do Carmo, o bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis, lançou a benção sobre a pedra fundamental do novo templo a ser levantado em substituição da capela.
A nova Igreja, denomina Nossa Senhora do Carmo, foi construída em estilo gótico. O autor do projeto foi o arquiteto Mariano de São José.
Em 31 de dezembro de 1934 o bispo diocesano Dom Hermeto inaugurou a nave direita que serviria de capela provisória. Com essa inauguração as obras pararam e somente em 1º de julho de 1949 as obras recomeçaram. A Igreja foi concluída em 1960.
A Igreja possui uma estátua de Nossa Senhora do Carmo esculpida em madeira de Pau-Brasil. Foi esculpida em Portugal, pelo escultor José Ferreira Thedin, e foi para Uruguaiana de navio pelo Uruguai.
Disponível em: http://www.uruguaiana.rs.gov.br/turismo.html. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://paroquiadocarmouruguaiana.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Capelas; Igrejas (Edifícios); Paróquias; Rio Grande do Sul; Uruguaiana (RS)

Título Secundárias: Capela do Porto; Capela Imaculada Conceição; Igreja Nossa Senhora do Carmo; Paroquia do Carmo; Paróquia Nossa Senhora do Carmo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página