Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47871
Código de Localidade: 3303401
Município: Nova Friburgo
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça 15 de Novembro : Igreja] Matriz de São João Batista : Nova Friburgo, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Localizada no Bairro Centro da cidade, a Praça é composta por eucaliptos seculares. Foi projetada pelo famoso arquiteto Glaziou, que servia ao Imperador Dom Pedro II, e era o local onde se armavam os circos. Também já abrigou o Cinema Leal e foi velódromo de corridas de bicicleta. Sua primeira denominação pública foi Praça Dom João VI e depois, em homenagem à abolição da escravatura, Praça Princesa Izabel. Quando a monarquia foi derrubada e implantou-se o regime republicano, foi nomeada Praça 15 de Novembro. Depois da Revolução de 30, o povo friburguense derrubou a estátua de Galdino do Valle Filho, político local, e colocou a de Getúlio Vargas. Consequentemente, a Praça passou a ser conhecida como Praça Getúlio Vargas.
Disponível em: http://www.turismoemnovafriburgo.com.br/lugar/pontos-turisticos/praca-getulio-vargas. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://historiasdefriburgo.com.br/o-abandono-da-praca-getulio-vargas/. Acesso em: set. 2016.
A Igreja teve sua construção em 1861, sendo inaugurada em 1869. Como não existia em Nova Friburgo nenhuma capela para servir de Matriz, o Governo da Província do Rio de Janeiro comprou um terreno para nele edificá-la. O nome a que foi batizada é em homenagem a Dom João VI, que assinou o decreto de autorização da vinda de suíços católicos para o Brasil e consagrou à paróquia que estava sendo criada de São João Batista de Nova Friburgo. A Diocese de Nova Friburgo foi criada em 26 de março de 1960 pela bula “Quandoquidem verbis” do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Niterói e das Dioceses de Campos e Valença. Por Breve Pontifício em 1961, a Diocese recebeu como Padroeira Principal a Virgem Maria sob o título de “Imaculada Conceição”, e como Padroeiro secundário São João Batista. Atualmente, a Igreja possui o título de Catedral.
Disponível em: http://novafriburgo.arautos.org/a-cidade/a-igreja-em-nova-friburgo/. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: https://kekanto.com.br/biz/igreja-catedral-de-sao-joao-batista. Acesso em: ago. 2016.
Nota-se ao centro o Monumento a Carlos Alberto Braune.


Assuntos:
Catedrais; Igrejas (Edifícios); Nova Friburgo (RJ); Paróquias; Praças; Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Catedral São João Batista; Igreja Matriz; Igreja Matriz São João Batista; Paróquia São João Batista; Praça 15; Praça Dom João VI; Praça Getúlio Vargas; Praça Presidente Getúlio Vargas; Praça Princesa Izabel; Praça Quinze de Novembro; Praça XV de Novembro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página