Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47565
Código de Localidade: 3513504
Município: Cubatão
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista aérea da cidade : Rio Cubatão : Ponte do Rio Cubatão] : Avenida 9 de Abril : Cubatão, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Cubatão, tem sua bacia situada entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista, na vertente atlântica da Serra do Mar, com uma área aproximada de 177 km². Circunda o estuário de Santos, e deságua na mesma cidade, através de vários canais dentro do mangue. Rio de grande importância da região, banha o Município de Cubatão, após receber, à margem esquerda, o Rio Pilões e a vazante da foz do Rio Passareúva, também pertencente ao Município.
Na margem esquerda, encontram-se os Rios das Pedras e o Perequê, e o Rio Capivari à margem direita, todos são curtos e torrenciais, devido à proximidade da Serra do Mar. A planície dos rios é sedimentar, tem pouca declividade, devido o grande processo de aluvionamento.
Em 1976, a Prefeitura Municipal de Cubatão, elabora um projeto para as obras de melhorias do rio, já que os rios são de caráter torrencial, apresentando enchentes de curta duração e pico acentuado, visando evitar inundações nas áreas urbanas.
Disponível em: http://www.nauticabrasil.com.br/Pages/RioCubatao.aspx. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cubgeo04.htm. Acesso em: jul. 2016.
A Ponte do Rio Cubatão teve diversas fases dentre os anos de 1923 a 2005. Foi inicialmente construída na época do Aterrado, com ligação por terra entre o Planalto Paulista e a Baixada Santista. Em 1826 o artista Benedito Calixto a retratou como uma ponte coberta sobre o rio. Foi citada por dois estadunidenses em 1866, Kinder e Fletcher. Já em 1923, a estrutura em ferro foi substituída por uma ponte em arco duplo, sendo instalada em 1935, no entanto essa estrutura veio a desmoronar antes da inauguração. Foi reconstruída com novas técnicas, apenas em um arco e em uma única via, inaugurada em 1941. Em 1950, a pista foi duplicada, e em 2005 ela foi remodelada e pintada com as cores do arco-íris, ficando conhecida também como Ponte Arco-Íris.
A Ponte teve importância econômica por ligar os núcleos industriais do município, e também facilitou o acesso a Piaçaguera, centro comercial e industrial de Cubatão.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3a075.htm. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto018.htm. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto007.htm. Acesso em: jul. 2016.
Na metade do século XVIII a Capitania de São Paulo saia gradativamente de uma profunda crise econômica, por meio de produtos agrícolas, por esse motivo os antigos caminhos na Serra se tornaram insuficientes por conta do fluxo das tropas de animais carregadas das preciosas mercadorias. No ano de 1950, foi denominada Avenida Nove de Abril, por designação da Lei municipal 36, referente a emancipação do município no ano anterior. Na administração do Prefeito Aurélio Araújo, tem nova denominação com a Lei municipal 848, assinada em 29 de outubro de 1970, onde as avenidas Bandeirantes e Nove de Abril passaram a ter a mesma denominação, Avenida Nove de Abril, tendo início na Raiz da Serra e término na ponte do Rio Casqueiro. Placas foram colocadas na Avenida, contendo a inscrição Emancipação de Cubatão.
Em fins da década de 1960, ocorreu o alargamento da Avenida, devido ao crescimento industrial e ao fluxo de veículos.
No ano de 1985, ocorre o desmembramento do trecho final da Avenida Nove de Abril, entre a Avenida Nossa Senhora da Lapa e a ponte do Casqueiro. Foi remodelada no ano de 1992.
Caminho de tropeiros e mulas, até o século XIX, a Avenida Nove de Abril continua sendo a principal de Cubatão, conhecida como Avenida de todos nós por ser como uma artéria do município, formando com as avenidas Tancredo Neves e Via dos Bandeirantes um dos mais tradicionais caminhos para a subida pela Serra do Mar.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto009b.htm. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch038.htm. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto026.htm. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto009.htm. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3n010.htm. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/baixada/vias/3b003.htm. Acesso em: jul. 2016.
Inscrição da foto: 3ª e 4ª localização do povoado, Centro de Cubatão.


Assuntos:
Cidades e vilas; Cubatão (SP); Habitações; Pontes; Rios; Ruas; São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Avenida IX de Abril; Avenida Nove de Abril; Ponte Arco-Íris


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página