Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47507
Código de Localidade: 4211900
Município: Palhoça
Tipo de material: fotografia
Título: Colégio Normal [Ivo Silveira] : Palhoça, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O governador Celso Ramos, a pedido do então presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o deputado palhocense Ivo Silveira, construiu o Colégio Normal Ivo Silveira, através da lei nº 3.332, de 4 de novembro de 1963, tendo por objetivo a formação de alunos para o exercício do Magistério.
Até a criação do Colégio Normal, município contava com escolas isoladas que ofereciam educação de 1ª a 4ª série e apenas a Escola Venceslau Bueno oferecia o curso de 5ª a 8ª série.
O nome do Colégio foi uma homenagem ao responsável pela iniciativa, colaboração e empenho para a criação do Colégio, o então deputado Ivo Silveira, eleito governador do estado de Santa Catarina em 1966.
Na década de 70, a lei 5.692 criou o ensino profissionalizante de 2º grau e houve a mudança do nome para "Colégio Normal Governador Ivo Silveira". Os cursos oferecidos compreendiam o então 1º grau, o curso de Magistério e os cursos profissionalizantes de Técnico em Secretariado, Assistente em Administração e Técnico em Contabilidade, que foram extintos em 1999.
No período de 1982 a 1987, foi incluído o curso de Educação Geral.
Na década de 90, passou a funcionar também o curso de Estudos Adicionais do Magistério – Educação Infantil.
Em 1995, devido ao estado de precariedade do prédio construído na década de 60, foi solicitada a construção de um novo prédio. Com as enchentes desse mesmo ano, os danos às instalações foram inúmeros, principalmente no tocante ao arquivo documental da escola, que sofreu perdas significativas.
Sua denominação atual é Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira.
Disponível em: http://colegioivosilveira.blogspot.com.br/2013/02/breve-historico-da-eeb-gover-ivo.html. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Palhoça (SC); Santa Catarina

Título Secundárias: Colégio Normal Governador Ivo Silveira; EEB Governador Ivo Silveira; Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira; Escola Normal Ivo Silveira


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística