Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47237
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Autor: Lopes, José Luiz Cordeiro, 1964-
Título: Avenida Paulista : São Paulo, SP
Local: São Paulo
Ano: 2015
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Avenida Paulista foi projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima. O projeto visava a construção de uma extensa via plana (2,8 km), arejada e embelezada com um largo canteiro central de jardins, ao estilo das avenidas europeias. Em 1909, o local se tornou a primeira via pública asfaltada do Estado de São Paulo.
A consolidação da imagem atual da Avenida Paulista como símbolo da cidade teve início com a inauguração do Parque Trianon, em 1916. Além de uma extensa área verde, o local contava com um Belvedere, onde as pessoas aproveitavam do restaurante e de um salão de festas. O ambiente logo se tornou ponto de encontro e reuniões da elite paulistana. Em 1950, o mirante foi derrubado para a construção do MASP.
No início do século XX, os barões do café iniciavam um processo de migração do interior do Estado de São Paulo para a Capital. Na cidade, a recém-chegada elite cafeeira ergueu opulentos palacetes das mais diversas composições arquitetônicas europeias. Na época, a Avenida Paulista se transformava num dos grandes empreendimentos residenciais de luxo da cidade.
Durante anos, a Paulista foi uma região tipicamente residencial. A verticalização das construções, até então proibida, começou a acontecer por volta da década de 1950, e o início do comércio às margens da Paulista, em 1960. As mansões começavam a ser substituídas pelos prédios residenciais e comerciais.
Atualmente é considerada o centro financeiro da cidade, dezenas de bancos, financeiras e escritórios das mais diversas áreas de atuação foram erguidos em suas margens. Essa característica originou o apelido de “A 5ª Avenida Brasileira” – alusão à famosa “5th Avenue” de Nova Iorque. Também é conhecida como “A Wall Street Brasileira” pela sua importância comercial e financeira.
Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/historia/fatos_historicos/index.php?p=5302. Acesso em: jun. 2016.
Fotografia enviada pelo autor por meio digital.
Disponível somente em meio digital.


Assuntos:
Ruas; São Paulo (Estado); São Paulo (SP)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística