Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47209
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Autor: Lopes, José Luiz Cordeiro, 1964-
Título: Vista panorâmica da cidade : Circolo Italiano : Edifício Copan : São Paulo, SP
Local: São Paulo
Ano: 2014
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Construído em 1956, o Edifício Itália possui 165 metros e foi por muito tempo o maior edifício da cidade de São Paulo. É um dos pontos turísticos mais visitados da capital, devido à vista 360º da cidade que seu terraço proporciona.
Ocupado em sua maior parte por escritórios, o edifício abriga também a associação Circolo Italiano, nome oficial do edifício. Fundada em 13 de abril de 1911, a associação tinha como objetivo representar os interesses da comunidade italiana em São Paulo.
Com 44 andares e um subsolo, 19 elevadores, 52 mil metros quadrados, capacidade para dez mil pessoas e quatro mil janelas em sua fachada, o edifício é protegido pelo Patrimônio Histórico
Disponível em: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/4368-edificio-italia. Acesso em: jun. 2016.

O Edifício COPAN foi Projetado na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. O edifício surgiu em um período em que a cidade de São Paulo apresentava uma dinâmica de transformação e crescimento espantosos.
O projeto original foi encomendado pela Companhia Panamericana de Hotéis e compreendia um edifício residencial de 30 andares e outro que abrigaria um hotel com 600 apartamentos.
Os dois prédios deveriam ser ligados por uma marquise no térreo que teria garagens, cinema, teatro e comércio, porém apenas o edifício residencial foi construído
O empreendimento seria uma homenagem ao IV Centenário de São Paulo e visava explorar o setor turístico da cidade, contudo a torre do hotel não foi construída, o que comprometeu a ideia e fez com que o interesse imobiliário prevalecesse.
A obra ficou a cargo da Companhia Nacional da Indústria da Construção (CNI) e foi iniciada em 1952, mas somente em 1953 o alvará de construção foi obtido e os serviços de terraplanagem começaram. Após alguns problemas financeiros envolvendo os primeiros incorporadores do empreendimento, como a intervenção federal no Banco Nacional Imobiliário e a falência da investidora Roxo Loureiro S.A, a obra foi interrompida várias vezes.
Em 1957 o Banco Bradesco comprou os direitos de construção e em 1961 as partes de alvenaria e concreto armado foram concluídas.
Inicialmente o edifício residencial deveria ter 900 apartamentos, mas os blocos E e F, que teriam amplos apartamentos de 4 dormitórios, foram desenhados para kitchenettes e apartamentos de 1 dormitório. Hoje o COPAN tem 1.160 apartamentos distribuídos em 6 blocos com 2.038 moradores e área comercial no térreo com 72 lojas além de cinema que é ocupado por igreja evangélica. O bloco A têm 64 apartamentos de 2 dormitórios, os blocos C e D têm 128 apartamentos de 3 dormitórios e os blocos B, E e F têm 968 apartamentos tipo kitchenettes e de 1 dormitório. O edifício possui 20 elevadores no total e 221 vagas para automóveis no subsolo.
Disponível em: http://www.copansp.com.br/. Acesso em: jun. 2016.
Fotografia enviada pelo autor por meio digital.
Disponível somente em meio digital.


Assuntos:
Cidades e vilas; Edifícios; Habitações; São Paulo (Estado); São Paulo (SP); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Edifício Itália


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística