Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47068
Código de Localidade: 4315602
Município: Rio Grande
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea [da cidade] : Refinaria de Petróleo Ipiranga : [Lagoa dos Patos] : Rio Grande, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Lagoa dos Patos é a maior laguna costeira do Atlântico Sul Ocidental com 10.360 Km2. Com seu conjunto do lagoas adjacentes, forma um sistema lagunar costeiro único, constituindo-se na mais importante área de criação, reprodução e alimentação para a grande parte de peixes que ocorrem no litoral sul do Brasil. Além disso, representa o sustento para milhares de pescadores e suas famílias.
Suas águas, ora doces, ora salobras, formam praias belíssimas, de águas rasas e calmas em sua orla enfeitada de coqueiros e figueiras centenárias que proporcionam uma sombra agradável. A Lagoa dos Patos é considerada o maior reservatório de água doce da América Latina, com uma extensão de aproximadamente 10.144 Km².
Disponível em: http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/atrativos-turisticos/detalhes+cbae,,lagoa-dos-patos.html. Acesso em: set. 2016.
A Refinaria de Petróleo Ipiranga foi inaugurada em 1937, na cidade do Rio Grande (RS) dando início ao processo de refino de petróleo no país e originando assim as Empresas de Petróleo Ipiranga.
Em um período em que não existiam guindastes ou solda elétrica, o projeto foi executado com extrema rapidez. E no dia 07 de setembro de 1937 era inaugurada a Ipiranga S. A. - Companhia Brasileira de Petróleo, a atual Refinaria de Petróleo Riograndense S. A.
Disponível em:http://www.refinariariograndense.com.br/site/Pages/refinaria/historia/historia.aspx. Acesso em: jun. 2016.


Assuntos:
Canais; Cidades e vilas; Habitações; Lagoas; Petróleo; Refinarias; Rio Grande (RS); Rio Grande do Sul; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Canal do Rio Grande; Ipiranga S. A. - Companhia Brasileira de Petróleo; Laguna dos Patos; Refinaria de Petróleo Riograndense S. A.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística