Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46307
Código de Localidade: 3501608
Município: Americana
Tipo de material: fotografia
Título: Estação Fepasa : Americana, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Estação de Americana pertenceu à empresa Fepasa (Ferrovia Paulista S. A.), de 1971 a 1998, por isso sendo denominada Estação Fepasa nesta época. A Estação já teve outros nomes: quando foi inaugurada, em 1875, era administrada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro (1875-1971) e se chamava Santa Bárbara, depois mudando para Villa Americana.
Em 1912, foi demolido o prédio anterior e construído um novo, que é o prédio atual, e junto com o novo prédio também chegou a iluminação elétrica no local. Em 1924, o Município se emancipou e, embora a Estação já fosse popularmente chamada de Estação de Americana desde 1932, apenas em março de 1939 passou a ser oficialmente denominada com este nome.
Em 2000 a linha férrea foi privatizada, passando a pertencer a Ferroban (Ferrovia Bandeirantes S. A.) e o prédio da Estação, considerado inoperante, continuou como propriedade da Rede Ferroviária Federal. Em 2004, o Poder Público Municipal executou obras no prédio, adaptando-o como espaço Turístico e Cultural e reconhecendo-o como marco primordial na fundação da cidade de Americana, consequentemente sendo tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Americana (CONDEPHAM). Atualmente, o prédio abriga o projeto Estação Cultura, que contribui para a democratização do acesso à cultura e conta com alguns segmentos de artes visuais, música, patrimônio, exposições da Memória Ferroviária, painéis de guias interativos da história, entre outros.
Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/americana.htm. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://estacaoculturaamericana.blogspot.com.br/p/conheca-nossa-estacao.html. Acesso em: abr. 2016.
Fotografia cedida pela Prefeitura Municipal de Americana.


Assuntos:
Americana (SP); Estações; Ferrovias; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Estação Cultura; Estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro; Estação de Americana; Estação Santa Bárbara; Villa Americana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística