Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46240
Código de Localidade: 3548708
Município: São Bernardo do Campo
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Lauro Gomes : Fonte Luminosa Princesa Isabel : Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz : São Bernardo do Campo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Lauro Gomes foi construída após a desapropriação do estádio do Clube Palestra, que estava localizado na Rua Marechal Deodoro, atrás do Casarão do Bonilha.
A fonte Luminosa Princesa Isabel, a Redentora, foi inaugurada em março de 1957 pelo prefeito Aldino Pinotti. A fonte foi a última grande intervenção na praça, outrora Largo do Governo, uma denominação que vinha do tempo do Império. A primeira intervenção foi a derrubada de um casarão antigo, do Alferes Francisco Bonilha, na esquina da Rua Marechal Deodoro com a Tenente Sales, obra do prefeito Lauro Gomes de Almeida, em sua primeira gestão. Lauro Gomes construiu o Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz e urbanizou o lado esquerdo da praça. Aldino Pinotti, enquanto prefeito, urbanizou o lado direito.
Outros prefeitos também modificaram a Praça Lauro Gomes. Um deles cercou a praça, outro autorizou a feira de artesãos e um terceiro inaugurou o busto de Wallace Simonsen.
Disponível em: http://www.folhadoabc.com.br/index.php/luiz-jose-m-salata/item/4997-palestra-de-sao-bernardo-80-anos. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://vivendoabc.blogspot.com.br/p/sao-bernardo.html. Acesso em: abr. 2016.
A escola foi fundada por volta de 1890, em um prédio de taipa, antiga residência da família Bonilha, que situava- se onde hoje é a Praça Lauro Gomes. No início a escola era conhecida de Grupo Escolar de São Bernardo. O prédio abrigou, além de escola, outras repartições como Cadeia e Correios e Telégrafos.
O prédio foi demolido em 1953 e a professora Maria Iracema Munhoz, por sugestão da professora Milena Calderazzo, foi homenageada ao dar nome a escola que substituiu o Grupo Escolar de São Bernardo. Atual Escola Estadual Maria Iracema Munhoz.
Disponível em: http://ibict.metodista.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=778. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://eemariairacemamunhoz.blogspot.com.br/2013/09/projeto-historia-da-escola-inicio.html. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Fontes e chafarizes; Praças; São Bernardo do Campo (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: EE Maria Iracema Munhoz; Grupo Escolar de São Bernardo; Largo do Governo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística