Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46155
Código de Localidade: 3538709
Município: Piracicaba
Tipo de material: fotografia
Título: Casa do Povoador : Piracicaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Localizada na Rua do Porto, à margem esquerda do Rio Piracicaba, é considerada uma das primeiras casas construídas quando do povoamento.
Em 1794, a Freguesia de Santo Antonio foi transferida pelo capitão-povoador Antonio Corrêa Barbosa da margem direita do Rio Piracicaba para a margem esquerda, dando início à ocupação urbana e firmando o caminho para a constituição da cidade. A chamada ‘Casa do Povoador’, foi construída em taipa de mão (pau a pique) e se configura como uma das últimas remanescentes da técnica no perímetro do município, tendo resistido ao tempo graças às sólidas bases de pedra e estruturas de madeira. De residência familiar, entreposto de sal, a asilo de órfãos, a ‘Casa do Povoador’ foi construída entre o final do século XVIII e início do XIX, de acordo com sua técnica construtiva baseada na tradição paulista bandeirista, passou por diversos proprietários e funções.
Não existem registros que comprovem a data exata de sua construção, nem a propriedade do Capitão Antonio Corrêa Barbosa, visto que o mesmo vivia na margem esquerda do Rio Piracicaba, onde fundou a Povoação de Piracicaba, porém os poucos registros históricos comprovam ter sido Joaquina Ferraz de Camargo a proprietária mais antiga da Casa do Povoador. Em 1890, ela teria vendido a casa a Manoel José Ferreira Júnior e desde então a casa pertenceu a vários proprietário.
Em 1947, a Prefeitura do Município de Piracicaba adquiriu o imóvel a Prefeitura do Município de Piracicaba adquiriu o imóvel e após alguns anos, em reconhecimento ao seu valor histórico, iniciou o processo de recuperação e preservação do local.
Em 1967, nas comemorações dos 200 anos de Piracicaba, a ‘Casa do Povoador’ passou a ser reconhecida como símbolo da cidade. Em 1969, foi tombada pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turismo do Estado de São Paulo, como Monumento Histórico do Estado de São Paulo. Atualmente, a ‘Casa do Povoador’ atende à comunidade, sendo utilizada para realização de diversas atividades culturais ligadas à Secretaria Municipal da Ação Cultural. Conta com várias salas de exposição e com a Galeria ‘Alberto Thomazi’, onde se realizam exposições de arte. Três salas são destinadas a projetos culturais diversos e com destaque para uma exposição de fotos sobre a restauração do imóvel, ocorrida em 1986. Na Praça Júlio Chrisóstomo do Nascimento, é realizado o Projeto Arte da Terra, voltado para a música regional e de raiz, com grupos e duplas sertanejas. Em agosto, mês do folclore e do aniversário de Piracicaba, a ‘Casa do Povoador’ promove atividades especiais, com exposições e apresentações musicais e de grupos folclóricos, com o objetivo de destacar e preservar o folclore e a arte local e regional.
Disponível em: http://www2.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/politicasPublicas/patrimonioDefinitivo.pdf. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://semac.piracicaba.sp.gov.br/povoador/?page_id=19. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2015/08/TRACOS-E-CORES-ATUAIS-site.pdf. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Habitações; Piracicaba (SP); São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página