Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46105
Código de Localidade: 3538709
Município: Piracicaba
Tipo de material: fotografia
Título: Praça José Bonifácio : Catedral de Santo Antônio : Piracicaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça José Bonifácio foi demarcada no ano de 1784, período no qual o povoado original se encontrava na margem direita do Rio (lado onde se encontra o Engenho Central) e foi transferido para a margem esquerda.
Com essa nova configuração, houve a necessidade da gestão pública local realizar a demarcação da nova esplanada, local onde se encontrariam os prédios públicos. Com isso, houve a definição do Largo da Matriz, Jardim Público e Largo do Teatro, que posteriormente, após várias transformações, que variam desde seu traçado urbano até ao seu paisagismo, se fundiram tornando-se a extensa Praça José Bonifácio.
Na atual Praça José Bonifácio foram construídos, além da Igreja de Santo Antônio, primeira igreja oficial ao padroeiro da cidade, a antiga Câmara Municipal e o Teatro Santo Estevão, já demolidos.
A Praça José Bonifácio é um dos mais antigos e tradicionais espaços públicos da cidade e faz parte da história cívica dos piracicabanos. Manifestações públicas e monumentos que marcam não só a história dos piracicabanos, mas de seu país, caracterizam essa Praça.
Disponível em: http://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2015/08/TRACOS-E-CORES-ATUAIS-site.pdf. Acesso em: mar. 2016.
Criada em 21 de Junho de 1774, a primeira catedral foi a antiga matriz, uma construção neoclássica, mas que se encontrava em estado precário. O primeiro bispo, Dom Ernesto, ouviu a opinião de alguns engenheiros, que acharam que a melhor solução seria demolir a igreja. Em reunião do clero, Dom Ernesto comunicou a decisão de construir uma nova igreja catedral e recebeu aprovação unânime. Diante disso o bispo decretou a demolição da velha matriz e publicou na imprensa um edital a esse respeito.
O bispo solicitou à Santa Sé licença para que a Igreja de São Benedito funcionasse como Catedral provisória durante a construção da nova, o que foi concedido. No dia 25 de janeiro de 1946, Dom Ernesto celebrou a última missa na velha catedral. Após a celebração, a imagem de Santo Antônio foi transladada para a Igreja São Benedito e a noite, o Santíssimo Sacramento foi levado em procissão. No dia seguinte, iniciou-se a demolição da velha igreja. Meses depois, a 13 de junho, dia de Santo Antônio, foi lançada e benta a pedra fundamental da nova Catedral.
Na festa de Santo Antônio de 1948, Dom Ernesto celebrou a primeira missa na catedral em construção. Em 1950, a partir de abril, nos domingos e dias santos, as missas passaram a ser celebradas na igreja em fase de acabamento. No dia do padroeiro, foram inaugurados os vitrais das naves laterais, com cenas representativas da sua vida. No dia 7 de dezembro foram inaugurados o altar-mor, a mesa da comunhão, o forro, os vitrais da nave central e a grande rosácea do coro.
No dia 27 de dezembro de 1950, aconteceu a inauguração oficial da Catedral, com missa pontifícia celebrada pelo pároco, Monsenhor Manoel Francisco Rosa, que comemorava seu Jubileu de Ouro Sacerdotal e que foi o responsável pelas obras de construção do templo.
No dia 13 de março de 1958, aconteceu a bênção das torres, pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo, com a presença do Presidente da República, Juscelino Kubitschek, do Governador do Estado, Jânio Quadros, de deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores de vários municípios, outras autoridades, sacerdotes, religiosos e muitos fiéis que lotaram a praça. E no dia 17 de junho de 1962, aconteceu a dedicação da Catedral, oficiada por Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico, a convite de Dom Aniger.
Disponível em: http://catedraldepiracicaba.org.br/a-catedral. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Catedrais; Igrejas (Edifícios); Piracicaba (SP); Praças; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Igreja de Santo Antônio; Jardim Público; Largo da Matriz; Largo do teatro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página