Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46102
Código de Localidade: 3538709
Município: Piracicaba
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista interna do] Museu Prudente de Moraes : Piracicaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Museu fica localizado na antiga residência que pertenceu ao Presidente Prudente José de Moraes Barros. Em 1869 o Dr. Prudente a adquiriu e nela viveu por 32 anos, de 1870 a 1902, até falecer. Neste período, além de ter sido a casa do primeiro presidente civil brasileiro, serviu para encontros políticos do período histórico da Proclamação da República.
A sede do Museu Prudente de Moraes é uma construção típica das casas térreas urbanas da segunda metade do século XIX no Brasil. Sua planta foi desenvolvida em 'L' nos alinhamentos frontais do lote de esquina, possui porão baixo destinado à ventilação e se destacam os arcos ogivais de suas esquadrias. Anexo ao imóvel há um chalet onde o Dr. Prudente advogava. Anteriormente ao museu, a casa foi sede da antiga Faculdade de Odontologia Washington Luiz, em 1919, mudando de nome, em 1932, para Prudente de Moraes, e encerrando suas atividades em 1935. Em 1940, o imóvel passou à Prefeitura de Piracicaba.
Fundado em 1956, o Museu é um dos mais antigos do tipo em São Paulo, e reúne peças que pertenceram ao ex-presidente, retratando a época da formação da República, além de muitas outras peças de acervo que fornecem subsídios para compreensão da história de Piracicaba e do Brasil.
Em 2010 passou a ser municipal, após obras de remodelação e restauro promovidas pelo Estado de São Paulo.
Disponível em: http://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2015/08/TRACOS-E-CORES-ATUAIS-site.pdf. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Museus (Edifícios); Piracicaba (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Faculdade de Odontologia Prudente de Moraes; Faculdade de Odontologia Washington Luiz


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística