Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46013
Código de Localidade: 4318705
Município: São Leopoldo
Tipo de material: fotografia
Título: Sociedade Orpheu : São Leopoldo, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 20 de janeiro de 1858, na casa de Jacob Geyer, foi fundada a Sociedade Mannergesang Orpheus por um quarteto duplo de cantores que tinham como objetivos enobrecer o canto alemão, influindo e animando o gosto por ele, e promover a vida sociável e harmoniosa dos imigrantes alemães. Seus fundadores foram Wilhelm Hofmann, Wilhelm Haertel, Christian Fleck, Luiz Reichard, Alexander Herzog, Dr. Albert Goetze, Carl Renck e Luiz Grünwald.
A Sociedade de Canto Orpheus, como era chamada, foi ponto de encontro de políticos, autoridades e empresários locais. Em 1865, recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II, durante sua passagem pelo Brasil. A lira se tornou seu símbolo.
Sem ser a primeira sociedade de canto do Rio Grande do Sul, mas aquela que nunca fechou suas portas, a Sociedade Orpheu se tornou conhecida por suas festas, entre elas o Carnaval e o Baile de Debutantes, no qual os adolescentes eram introduzidos na vida social. Eram famílias inteiras comemorando datas festivas, desde crianças, jovens, adultos e idosos. Desde a fundação da Sociedade, ela já teve presidentes célebres, como Othon Blessmann, João Corrêa da Silveira, Celso Justo, Alcir Silva, Fernando Hauschild, entre outros.
Na ocasião da 1ª Convenção Nacional de Clubes Sociais, que ocorreu no Rio de Janeiro, a Sociedade Orpheu recebeu o título de “Clube Social mais antigo do Brasil”, título de reconhecimento por proporcionar a seus sócios lazer e entretenimento. O Clube disponibiliza a seus associados quatro Sedes: Social, Campestre, Tiradentes e Iguassu.
Ao longo de seus 155 anos de história, a Sociedade Orpheu se consolidou como um clube completo, que concilia modernidade e tradição. Sua infraestrutura e excelente localização fazem do Orpheu a principal opção para realização de eventos na cidade.
Disponível em: http://sociedadeorpheu.blogspot.com.br/p/quem-somos.html. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Clubes; Rio Grande do Sul; São Leopoldo (RS); Sociedades, etc

Título Secundárias: Sociedade de Canto Orpheus; Sociedade Mannergesang Orpheus


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística