Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45769
Código de Localidade: 3509502
Município: Campinas
Tipo de material: fotografia
Título: Quadrante Solar : Viaduto Miguel Vicente Cury : Campinas, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O quadrante solar, ou relógio de Sol, mede as horas pela observação da posição do Sol. São compostos de uma superfície que serve como mostrador, onde são marcadas linhas indicativas das horas e por um pino ou placa que funciona como o ponteiro de um relógio comum.
A sombra projetada pelo pino varia de acordo com a posição do Sol, deslocando-se pela superfície do mostrador e passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas.
O relógio de Sol de Campinas foi projetado e construído pelo engenheiro Renato de Almeida Prado Costallat e doado ao município pelo Dr. Francisco José Monteiro Salles, então médico do Instituto Penido Burnier.
Em 1963 foi instalado na praça existente onde hoje se situa o Viaduto Miguel Vicente Cury. Durante os anos em que esteve no local, o relógio sofreu com as depredações, sendo necessários vários consertos.
O último deles, em 1984, implicou na demolição de sua base, visto que a Prefeitura Municipal determinou sua retirada para recuperação.
Após o fim das ações de conservação, o relógio foi instalado próximo à Entrada 7 do Parque Portugal, visando à sua maior proteção. Apesar disso, vários outros atos de vandalismo impediram o pleno funcionamento do aparelho.
Desde os anos 1990, o trabalho de técnicos de outras instituições campineiras ligadas à ciência e à tecnologia, como o Planetário e o Observatório Municipal, garantem a integridade do equipamento.
Disponível em: http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/cultura/paratodos/folhetos/paratodos18.pdf. Acesso em: fev. 2016.
Foi um dia importante para Campinas o da inauguração do Viaduto Miguel Vicente Cury, em 27 de janeiro de 1963. O então governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto esteve no município, o prefeito Miguel Vicente Cury discursou e havia uma banda para registrar o evento. O viaduto passava sobre uma praça arborizada com lago, cisnes e bancos, servindo até de cenário para fotos de famílias e namorados.
Miguel Vicente Cury foi por duas vezes prefeito de Campinas, de 1948 a 1951 e de 1960 a 1963. Em maio de 1951, último ano de seu primeiro mandato, renunciou ao cargo para candidatar-se a vereador por Campinas. Foi eleito para a legislatura de 1952 a 1955.
Disponível em: http://metropole.rac.com.br/_conteudo/2013/01/colunistas/memoravel/25897-da-para-acreditar-que-ja-foi-assim.html. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Campinas (SP); Monumentos; Relógios monumentais; São Paulo (Estado); Viadutos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página