Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45550
Código de Localidade: 3301850
Município: Guapimirim
Tipo de material: fotografia
Título: Museu Von Martius : Guapimirim, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Museu Von Martius se localiza no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na sede de Guapimirim, numa área também conhecida como Barreira.
O museu teve seu nome originado de uma homenagem ao botânico e naturalista alemão Friedrich Philipp Von Martius (1794-1868). Ele foi tão importante para os estudos e descobertas da fauna e flora brasileiras, que o Dia Nacional da Botânica (17 de abril) é comemorado na data de seu nascimento, exatamente pela relevância de seu trabalho: em 1817, Von Martius veio ao Brasil como membro da missão científica dos governos bávaro e austríaco, tendo ele percorrido áreas de Estados brasileiros durante três anos, quando finalmente se hospedou no casarão que atualmente abriga o museu.
Em meados de 1845, o casarão e a área ao redor formaram a Fazenda da Barreira do Soberbo, cujo proprietário era Henrique Dias. O nome Barreira se deu porque, na época, foi implantado um posto de cobrança de impostos na trilha que subia a Serra dos Órgãos, região por onde os tropeiros passavam carregando mercadorias para o sertão de Minas Gerais e traziam de lá ouro e pedras preciosas, consolidando a famosa Rota do Ouro que cortava a Serra dos Órgãos até o Alto Soberbo. Cobravam-se no pedágio o valor de 2 Vinténs para conservação da Estrada da Serra. Foi o proprietário da Fazenda da Barreira quem iniciou a aclimatação e o cultivo da quina (Cinchona calisaya) no país, seguindo orientação do botânico Glaziou e a serviço do Ministério da Agricultura do Império. Da quina extrai-se o quinino, composto medicinal fundamental para o tratamento da Malária. A produção da fazenda foi importante no abastecimento do Exército Brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1865-1870).
Em 1868, registra-se a visita da princesa Isabel e do Conde D’Eu. Em 1876, ocorreu a visita do Imperador Dom Pedro II. Em 1880, a Fazenda da Barreira continha 12.000 pés de quina e 10.000 mudas em viveiros.
Posteriormente, a fazenda passou a ser propriedade de Modesto Brocos y Gomes e sua esposa, ele foi um renomado artista plástico espanhol, catedrático da Escola de Belas Artes.
Em 1920, o casal vendeu a propriedade a João Junger Sobrinho, que explorou a floresta para produção de madeira e carvão no sistema de parceria e formou pastagens; em 1939, o local foi incorporado ao patrimônio ambiental da União, quando o presidente Getúlio Vargas criou o Parque Nacional da Serra dos Órgão; e a desapropriação do casarão por João Junger Sobrinho ocorreu em 1944.
Atualmente, é denominado Centro de Visitantes Museu Von Martius e abriga o museu, que mantém permanentemente a obra Flora Brasiliens, de Friedrich Philipp Von Martius. Foi restaurado para a preservação de suas características originais, possui videoteca e um auditório para palestras, cursos e seminários, com capacidade para 40 pessoas.
Disponível em: http://guapimirimtour.blogspot.com.br/2012/08/casarao-da-barreira-museu-von-martius.html. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://guapimirimonline.com/historia.php. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/von-martius.jhtm. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Botânica; Guapimirim (RJ); Museus (Edifícios); Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Centro de Visitantes Museu Von Martius; Museu da Fazenda Barreira do Soberbo; Museu de Botânica do Soberbo; Museu Flora Brasiliens


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística