Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45123
Código de Localidade: 3301009
Município: Campos dos Goytacazes
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea da cidade : Parque Alberto Sampaio : Mercado Municipal : Rio Paraíba do Sul : Campos dos Goytacazes, RJ
Local: São Paulo
Editor: ColonVist
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Parque Alberto Sampaio, também conhecido como Praça Alberto Sampaio e Praça do Mercado, foi inaugurado em 1988, pelo então Prefeito Zezé Barbosa e foi construído no local onde antes existia o “Jardim de Alah”. O nome é uma homenagem ao campista, médico, naturalista, sociólogo, geógrafo e botânico de renome internacional, Alberto Sampaio. A Praça situa-se em frente ao Mercado Municipal, entre as pistas oriundas do viaduto da ponte da Rosinha possui extensa área livre, sombreada por diferentes espécies de árvores. Há um chafariz de três patamares que cria uma bela queda d'água. Localiza-se no Centro da cidade.
Nota-se em segundo plano à esquerda o Mercado Municipal de Campos.
Disponível em: http://jornalterceiravia.com.br/noticias/campos_dos_goytacazes/1456/parque_alberto_sampaio,_em_campos,_comeca_a_passar_por_obras_de_revitalizacao. Acesso em: nov. 2015.
Disponível em: http://camposturismo.com.br/2369_praca-do-mercado. Acesso em: nov. 2015.
Inaugurado em 1921, o Mercado Municipal ganhou, em 1981, um galpão metálico ao lado do prédio original devido ao crescente número de feirantes e do público consumidor. O anexo abriga uma grande feira livre, que possui 465 bancas e 46 boxes de peixaria. No prédio central, do lado externo, estão 52 pontos de venda e, na parte interna, 116 boxes. O Mercado Municipal abriu seu espaço para a cultura em 2008, com a primeira edição do projeto quinzenal Samba no Mercado, que também engloba apresentações de capoeira e jongo.
Disponível em: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/mercado-municipal-de-campos. Acesso em: dez. 2015.
A bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul tem importância no cenário nacional por estar localizada entre os maiores polos industriais e populacionais do País e pelo processo que envolve o gerenciamento de seus recursos hídricos. Caracteriza-se pelos acentuados conflitos de usos múltiplos e pelo peculiar desvio das águas para a bacia hidrográfica do Rio Guandu com a finalidade de geração de energia e abastecimento de cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro formando o Sistema Hidráulico do Rio Paraíba do Sul. O Rio Paraíba do Sul resulta da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem no Estado de São Paulo, a 1.800 metros de altitude. O curso d’água percorre 1.150km, passando por Minas, até desaguar no Oceano Atlântico em São João da Barra (RJ). Os principais usos da água na bacia são: abastecimento, diluição de esgotos, irrigação e geração de energia hidrelétrica, sendo que o Paraíba do Sul é o principal manancial de abastecimento do estado do Rio de Janeiro. No leito do Rio Paraíba do Sul estão localizados importantes reservatórios de usinas hidrelétricas, como Paraibuna, Santa Branca e Funil.
Disponível em: ttp://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/outorgaefiscalizacao/RioParaibadoSul.aspx .Acesso em: out. 2015.


Assuntos:
Campos dos Goytacazes (RJ); Mercados; Paraíba do Sul, Rio; Parques; Rio de Janeiro (Estado); Rios

Título Secundárias: Jardim de Alah; Praça Alberto Sampaio


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página