Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45098
Código de Localidade: 4316907
Município: Santa Maria
Tipo de material: fotografia
Título: Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria : Santa Maria, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1969
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Centro de Tecnologia (CT) teve sua origem no Centro Politécnico, fundado em 30 de junho de 1960, pela Associação Santamariense Pró-Ensino Superior (ASPES). Em dezembro do mesmo ano, foi criada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), surgia assim o Instituto Politécnico do Centro Politécnico, como unidade pertencente à estrutura da UFSM.
A partir da criação da Nova Universidade, pretendia-se naquele instante, iniciar com a implantação do Curso de Engenharia Elétrica, que posteriormente evoluiu para a instalação conjunta do Curso de Engenharia Civil. Em 13 de setembro de 1961, passou a chamar-se Faculdade Politécnica, sendo que em fevereiro de 1962 foi realizado o primeiro vestibular.
Com a aprovação, em 12 de fevereiro de 1970, do plano de reestruturação da UFSM a Faculdade Politécnica foi então transformada em Centro de Tecnologia. Hoje, agrega 14 Cursos de Graduação, 07 Programas de Pós-Graduação, 11 departamentos, que atendem aos Cursos de Graduação e aos Programas de Pós-Graduação, inclusive prestando serviços para outros Centros de Ensino, 12 grupos de pesquisa, 02 grupos de Programas de Ensino Tutorial (PET) e a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), tendo como missão promover ensino, pesquisa e extensão, formando lideranças capazes de auxiliar no desenvolvimento da sociedade.
Disponível em: http://coral.ufsm.br/ct/index.php/sobre-o-ct. Acesso em: nov.


Assuntos:
Rio Grande do Sul; Santa Maria (RS); Universidades e faculdades

Título Secundárias: Faculdade Politécnica; Instituto Politécnico; Instituto Politécnico do Centro Politécnico; UFSM; Universidade de Santa Maria; USM


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística