Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45029
Código de Localidade: 4316907
Município: Santa Maria
Tipo de material: fotografia
Título: Base Aérea de Santa Maria : Santa Maria, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Origem da Base Aérea de Santa Maria remonta ao ano de 1944, quando Getúlio Vargas desapropriou em caráter de urgência, terrenos e as benfeitorias neles existentes, compreendendo aproximadamente uma área de 4 milhões e meio de metros quadrados, com a finalidade da construção da Base Aérea de Santa Maria.
Em abril de 1945, foi dada como concluída a construção do Aeródromo de Santa Maria, pelo Ministério da Aeronáutica, em colaboração com o Departamento do Exército dos Estados Unidos da América do Norte, em terreno do Município de Santa Maria, distrito de Camobi.
A Base Aérea de Santa Maria foi criada no dia 18 de dezembro de 1970, por Decreto Presidencial número 67.877, constituído inicialmente de um Núcleo de Base Aérea . Em 14 de julho de 1971, o Ministro de Estado da Aeronáutica, Márcio de Souza e Mello, ativa a Base Aérea de Santa Maria, para inaugurá-la 3 meses mais tarde, a 15 de outubro de 1971.
Desde sua criação, a Base Aérea de Santa Maria tornou-se elemento marcante da paisagem local, graças ao grande entrosamento que alcançou junto à comunidade, motivo que levou à idealização de sua denominação de "Sentinela Alada do Pampa".
Em 30 de junho de 2000 a Base Aérea de Santa Maria passou a denominar o seu campo de aviação como Campo Salgado Filho, como uma homenagem ao primeiro Ministro de Estado da Aeronáutica, o Doutor Joaquim Pedro Salgado Filho. Criada com a finalidade de proporcionar apoio técnico e administrativo às unidades sediadas, a Base já foi berço das mais variadas aeronaves voadas pelos esquadrões aéreos, constituintes do braço armado da Região Sul do País.
Disponível em: http://www2.fab.mil.br/basm/index.php/historico. Acesso em: nov. 2015.
Nota-se, em segundo plano, a Cidade Universitária


Assuntos:
Bases aéreas; Rio Grande do Sul; Santa Maria (RS)

Título Secundárias: Campo Salgado Filho; Sentinela Alada do Pampa


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística