Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43814
Código de Localidade: 3301702
Município: Duque de Caxias
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Roberto Silveira : [Monumento a Roberto Silveira] : Duque de Caxias, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1984
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Considerada como a praça mais importante da cidade. Monumento em homenagem a Roberto Teixeira Silveira, mais conhecido como Roberto Silveira, foi elegido como governador do antigo Estado do Rio de Janeiro, que visitando a cidade no dia 25 de agosto de 1959, solidarizou-se com o drama da falta de água na região e prometeu que a região não ficaria sem água. Por cumprir esta e outras promessas, a Prefeitura mandou erguer o Monumento, cuja tocha representa o desenvolvimento promovido por seus atos e adotou seu nome para a mais importante praça da cidade. A estátua encontra-se atualmente sob a guarda do Instituto Histórico de Duque de Caxias exposta em suas dependências permanentemente. Está arrolada como um dos bens a serem tombados pela Secretaria Municipal de Cultura.
Disponível em: http://visiteduquedecaxias.com.br/8412_monumento-em-homenagem-a-roberto-silveira. Acesso em: 30 mar. 2016.
Disponível em: http://www.amigosinstitutohistoricodc.com.br/?p=146. Acesso em: 30 mar. 2016.
Roberto Teixeira da Silveira, também conhecido como Roberto Silveira. Nasceu em Bom Jesus de Itabapoana (RJ), no dia 11 de junho de 1923. Ingressou na faculdade de Direito em Niterói em 1940 e foi eleito a presidente do Centro Universitário do Rio de Janeiro. Em 1942, iniciou sua participação no jornalismo e em 1945, foi nomeado oficial de gabinete do interventor federal no estado do Rio, Lúcio Meira, que ocupou o cargo entre 11 de fevereiro e 23 de setembro de 1946. Elegeu-se a deputado à Assembleia Constituinte do seu estado natal na legenda do PTB em 19 de janeiro de 1947. Ocupou a vice-presidência da Constituinte, sendo designado presidente da Comissão de Justiça e membro da Comissão de Finanças na legislatura ordinária que se seguiu. Reeleito deputado estadual em 1950, exerceu o novo mandato e nomeado em 1951, secretário do Interior e Justiça do governo fluminense até 1954, eleito no mesmo ano como vice-governador do estado, tornando-se no mesmo ano presidente do PTB fluminense. Em 1955 tornou-se secretário-geral da direção nacional do PTB e foi empossado a governador em 1959. Faleceu após uma queda do helicóptero em que se encontrava faleceu no dia 28 de fevereiro de 1961.
Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/roberto-teixeira-da-silveira. Acesso em: 30 mar. 2016.


Assuntos:
Duque de Caxias (RJ); Monumentos; Praças; Rio de Janeiro (Estado); Silveira, Roberto, 1923-1961


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página